ENCONTRO NAS ONDAS: Sinos na Floresta celebra 125 anos de amizade entre o Brasil e o Japão

 

Em 2020 comemora-se 125 anos da assinatura do Tratado do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Para marcar a data, o Sinos na Floresta, projeto idealizado e dirigido pela pianista japonesa radicada no Brasil Shizuka Suzumori que tem como missão fazer um intercâmbio artístico cultural entre músicos brasileiros e japoneses, promove nos meses de novembro e dezembro, o “Encontro nas Ondas”.
Em tempos de pandemia, a ideia é promover apresentações de músicos dos dois países gerando uma onda de encontros na web e, futuramente, reuni-los presencialmente, celebrando a amizade entre o Brasil e o Japão em seus espaços culturais.
A arte escolhida para representar o projeto foi uma encomenda para o artista paulistano Sérgio Fabris ,que teve como inspiração “A grande onda de Kanagawa” de Katsushika Hokusai obra importante do período Edo, retrata todo o simbolismo da relação que o Japão tem com o mar e foi através dos mares que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil.

Estreia – A primeira exibição acontece nesta quinta-feira (5) – mesmo dia que foi assinado o tratado –, às 9h (21h no Japão), no canal do YouTube da “Sinmos na Floresta”. No programa de estreia, os músicos Gian Correa (violão), Henrique Araújo (cavaquinho), Rafael Toledo (pandeiro), Yoko Nishi (koto) e Shen Ribeiro (flauta) farão uma homenagem ao choro.
O projeto reúne ainda artistas como Wilma Oliveira (voz), Marco Bernardo (piano), Fábio Peron (bandolim), Marcelo Kimura (voz e violão), Tatsuro Murakami (violão), Amilton Godoy (piano), André Mehmari (piano), Fabiana Cozza (voz), Celso de Almeida (bateria) e Rafael Cesário (violoncelo), entre outros.
A escolha dos músicos, aliás, não foi tarefa fácil tendo em conta o grande número de músicos que atualmente atuam dentro desse contexto de troca cultural com o Japão e segue um pouco do universo desses artistas que concordaram em ser parceiros desta viagem musical.

Confira as demais apresentações:
Vol.2 Transmissão dia 9/11/2020
Piano:Marco Bernardo
Violino:Sakurako Waseda

Vol.3 Transmissão dia 12/11/2020
Acordeon:Thadeu Romano
Voz:Yoshimi Katayama
Percussão:Toyoji Kuriyama

Vol.4 Transmissão dia 16/11/2020
Acordeon:Toninho Ferragutti
Violão:Takeshi Obana
Bandolim:Fábio Peron

Vol.5 Transmissão dia 19/11/2020
Pandeiro:Roberta Valente
Clarinete:Alexandre Ribeiro
Cavaquinho:Sakae Daidoji
Violão:Tatsuro Murakami
Voz:Wilma de Oliveira

Vol.6 Transmissão dia 23/11/2020
Piano:Miho Nakada
Contrabaixo:Sidiel Vieira
Bateria :Celso de Almeida
Voz/Violão:Marcelo Kimura

Vol.7  Transmissão dia 26/11/2020
Violão:Alessandro Penezzi
Violão:Isao Ohashi

Vol.8 Transmissão dia 30/11/2020
Piano:Kentaro Ifuku
Violoncelo:Rafael Cesário
Voz:Fabiana Cozza

Vol.9 Transmissão dia 3/12/2020
Piano:André Mehmari
Piano:Chihiro Hosokawa

Vol.10 Transmissão dia 7/12/2020
Piano:Amilton Godoy
Voz/Violão:Marcelo Kimura
Bateria:Daniel Baeder
Contrabaixo:Kiichiro Komobuchi
Shakuhachi:Shen Kyomei Ribeiro

Saiba mais no link: https://sinosnafloresta.com/2020-11-encontro-nas-ondas/

Comentários
Loading...