CULTURA E LAZER: Presencial, To-Sa Matsuri acontece neste sábado no Mané Garrincha

Banda Gaijin Sentai que lançou seu segundo CD no Japão é presença confirmada no To-Sa Matsuri (divulgação)

Adiado por conta do retorno do Estado de São Paulo à fase amarela do Plano São Paulo de retomada econômica, o To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão – acontece neste sábado (12), no ginásio do Centro Educacional Esportivo Mané Garrincha, na zona Sul de São Paulo. As mudanças não ocorreram apenas na data – era para ter sido realizado no último final de semana (5 e 6) – e no local – inicialmente estava marcado para o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), na zona Leste.
O festival também teve que ser readequado para atender às exigências impostas pelas autoridades sanitárias. Quem explica é o presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, Arnaldo Katayama. “De acordo com o protocolo, disponibilizaremos álcool gel e medição de temperatura na entrada”, conta Katayama, admitindo que ficou mais “aliviado” com o adiamento. “Semana passada fomos conhecer o Mané Garrinha e acho que a mudança foi a solução mais acertada, pois o local é mais arejado e oferece todas as condições para trabalharmos com segurança”, disse Katayama, acrescentando que a realização do evento só foi possível graças ao deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos), que viabilizou emenda parlamentar destinada pelo então deputado estadual Pedro Kaká, em 2018.

Novo formato – Segundo ele, no entanto, o desafio continua o mesmo. “É uma grande responsabilidade ser um dos únicos kenjinkais a realizar um evento presencia em 2020”, destaca Katayama, lembrando que o To-Sa Matsuri integra os Calendários Oficiais de Eventos do Município e do Estado de São Paulo.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Fabiano Shiokawa, no novo formato, o To-Sa Matsuri terá apenas a programação de palco e workshops e acontecerá em apenas um dia. E todas as atividades estarão concentradas no palco. O público poderá acompanhas as apresentações das arquibancadas, com capacidade para duas mil pessoas. No dia, os assentos serão limitados a 400 lugares.
Não haverá bazaristas e a praça de alimentação será restrita a apenas uma barraca, a do Kochi, que estará vendendo, além de pratos tradicionais da culinária japonesa – como yakissoba – outros típicos da província de kochi, como o tataki, que geralmente é feito com om peixe bonito e é levemente cozido em fogo (tradicionalmente mantido pela queima de palha), de forma que apenas a camada externa cozinhe e a maior parte da carne do peixe se mantenha crua.

Atrações – Coordenador e presidente do Cosplay World Masters Brasil Produções, Raphael Faria conta que, por conta da pandemia, uma das preocupações dos organizadores ao elaborar a programação foi a de preservar as atrações consideradas do grupo de risco, como as apresentações dos ginastas de radio taisso e kenko taisso, além de odori.
“Mas teremos atrações como a Banda Gaijin Sentai, cujo segundo CD da banda, ‘Transformação’. foi produzido no Japão em 2018 e lançado por aqui no ano passado. Outras atrações confirmadas são os jovens do Grupo Ryo Kochi Yosakoi e o cantor Diogo Miyahara. Nosso palco multicultural também estará recebendo o Momento K-Pop, com Mayumi Maypi, e o Momento Cosplay, com desfile e premiação”, conta Faria.
Por sinal, ele avisa que, quem quiser matar a saudade e tirar seu traje do guarda-roupa, pode ir vestido a caráter. O local também oferece banheiros e vestiários e quem preferir pode se trocar lá mesmo”, explica Faria.
Destaque também para os “Os Novos Samurais”, que estarão se apresentando pela primeira vez no palco do To-Sa Matsuri. Trata-se de um espetáculo de circo, teatro e dança que presta uma homenagem à cultura japonesa, a partir do código de ética dos samurais – o bushidô. No palco, acrobacias aéreas e de solo, números cômicos e muita diversão e emoção para todas as idades.

Apresentação do Os Novos Samurais, espetáculo que mistura circo, teatro e dança (divulgação)

9º To-Sa Matsuri – Festival de Cultura Brasil-Japão

Quando: Dia 12 (sábado), das 9 às 18 horas
Onde: Centro Educacional Esportivo Manbé Garrincha (Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Mariana – a 100 metros da estação de metrô AACD – Servidor da linha 5 – Lilás)
Entrada franca

PROGRAMAÇÃO DO 9º TO-SA MATSURI

9H15: Os Novos Samurais
10H15: Apresentação Aikido
11H15: Ryo Kochi Yosakoi
12H15: Apresentação Musical Heverti e Jorginho
14H: Cerimônia de Abertura
16H: Concurso Cosplay
16H30: Cantor Diogo Miyahara – Especial Tokusatsu
17H: Banda Gaijin Sentai
18H: Premiação e encerramento
*Programação sujeira a alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...