Cônsul geral Yasushi Noguchi anuncia retorno ao Japão no final de julho

(Arquivo)

Depois de dois anos e nove meses como cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi deixará o posto. O anúncio foi feito pelo próprio cônsul no último sábado, 20, após receber comunicado oficial de que deve deixar São Paulo para voltar ao Japão no final de julho. Em sua mensagem, Yasushi Noguchi, agradeceu o “grande apoio” que recebeu durante o seu mandato. “Graças a vocês, realizei o meu trabalho com muita alegria e sucesso”, disse ele, que, nesse período, visitou inúmeras cidades e associações não só na capital paulista e interior do Estado como também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro.
Nesses quase três anos, Yasushi Noguchi, que assumiu com a dura tarefa de suceder Takahiro Nakamae – hoje embaixador do Japão na Argentina – esteve presente nos principais acontecimentos da comunidade nipo-brasileira, como as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2018, cujo ponto alto foi a vinda de Sua Alteza Imperial, princesa Mako, e a cerimônia de ascensão ao trono do imperador Naruhito, além de prestigiar inúmeras festas e atuar para a consolidação dos laços de amizade entre os dois países.

Impressionado – “Fiquei impressionado com a enorme presença nikkei aqui no Brasil, e pela confiança que os japoneses e nikkeis conquistaram na sociedade brasileira. Gostaria de expressar meu grande respeito e agradecimentos pelo prestígio alcançado, fruto de muito esforço e perseverança ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, quero expressar minha profunda gratidão ao povo brasileiro, por receber a imigração japonesa de braços abertos. Tenho certeza de que, graças a esta colaboração, o Japão e o Brasil serão amigos para sempre”, destacou Noguchi em sua mensagem, acrescentando que foi “muito gratificante ver o Japan House São Paulo ganhar grande popularidade, recebendo mais de dois milhões de visitantes, desde a sua inauguração em maio de 2017”.
“Faço votos para que o Japan House São Paulo continue sendo amado por todos os povos, brasileiros e japoneses”, assinalou ele, destacando que também foi muito gratificante apoiar as empresas japonesas que operam no Brasil, em vista de um mercado de duzentos milhões de consumidores, em seu vasto território rico em recursos naturais.

“Agora estamos sofrendo muito com as consequências da pandemia do novo coronavírus no mundo todo, o Japão e o Brasil inclusive. É um desafio muito grande como reconstruir a economia, mas estou certo de que os dois países irão superar esse desafio, e poderão aumentar o intercâmbio bilateral num futuro próximo”, disse Noguchi, explicando, onde quer que vá, deseja continuar sendo “um amigo do Brasil para sempre”.
“Logo nomearão o meu sucessor, e solicito oferecerem a ele, o mesmo apoio que tive a honra de receber. Continuarei trabalhando até o final de julho em São Paulo, e gostaria de contar com seu contínuo apoio e amizade”, observou Yasushi Noguchi, que finalizou desejando “muita saúde, prosperidade e felicidades, além de uma rápida recuperação do Brasil, e a eterna amizade entre Japão e Brasil”.
Na próxima edição, o Jornal Nippak publica uma entrevista exclusiva com o cônsul geral do Japão em São Paulo sobre sua relação com o Brasil.

Comentários
Loading...