CONFRA BRASIL HONDA 2020: Cerimônia de abertura terá presença do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão

Confraternização, como o próprio nome diz, é uma grande festa de confraternização entre os nikkeis (divulgação)

Tudo pronto para começar a maior competição esportiva de nikkeis da América Latina. Trata-se da XXIV Confraternização Desportiva Internacional Nikkei – Confra Brasil Honda 2020, umas das principais competições esportivas nikkeis do mundo. O evento acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro no Nippon Country Club, em Arujá (SP).
A cerimônia de abertura será realizada na Perfect Liberty (PL) e terá como grande destaque a presença de uma comitiva japonesa liderada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Keisuke Suzuki. É a primeira vez que uma autoridade deste porte prestigia a competição. Keisuke Suzuki também deverá discursar na abertura.
A comitiva japonesa é formada ainda por Kondo Norifumi (Chefe da Divisão da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão), Jiro Takamoto (Oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão) e Yoshida Masayasu (secretário do ministro).
Também estão confirmadas as presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, a cônsul do Japão para Assuntos Políticos e Gerais, Reiko Nakamura e o vice-cônsul Kenji Iwashima, entre outos.
Do Brasil participarão da abertura autoridades como o presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa; o presidente do Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Akeo Yogui; o presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Roberto Nishio; e o presidente da Associação Pan-Americana Nikkei-Brasil, Noritaka Yano, além de diretores do NCC, entre eles, Koitiro Hama, Rubens Kamoi e Sadao Kayano.

(Arquivo)

Recorde – É a sétima vez que o Brasil será sede da competição, que acontece a cada dois anos. Esta edição já entra para a história como a maior de todas com cerca de 1.180 atletas, sendo 580 estrangeiros – outro recorde. Segundo o presidente da Comissão Organizaadora da 24ª Confraternização Chefe da Delegação brasileira, Valter Sassaki, foram meses de preparação e muito trabalho para receber o evento com muito orgulho.
Ao todo, oito países participam do torneio: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, México, Paraguai, Peru e Japão – como nação convidada, faz sua primeira participação na Confra.
“A Confra tem a missão de manter a tradição e as raízes da nossa cultura nikkei, por meio do esporte, o que vai de encontro com os preceitos do nosso clube que é a família, o esporte e o lazer. Para nós do Nippon Country Club é uma honra e um orgulho poder compartilhar, com os demais descendentes de japoneses de outras nacionalidades da América, esse grande momento esportivo, participando direta e ativamente da organização, sediando e oferecendo toda a infraestrutura para a realização do evento”, ressalta o diretor esportivo do Nippon Country Club, Roberto Noda.
Ao todo, 13 modalidades participam da competição: natação, futsal, tênis de campo, gateball, tênis de mesa, beisebol, voleibol, judô, karatê, taekwondo, golfe, atletismo e boliche. Sendo que o taekwondo e o gateball fazem sua estreia na competição. Sedes
Quatro lugares sediam a edição brasileira do evento: o Arujá Golf Club, localizado a 500 metros do Nippon, tem um dos maiores campos de golfe do Brasil e receberá as disputas da modalidade; a Arena São Bernardo, que é um dos maiores complexos de atletismo da América Latina, em São Bernardo do Campo; e o Bolix Guarulhos, localizado no Shopping Internacional de Guarulhos, que possui 24 pistas automáticas de boliche. Todas as outras modalidades serão disputadas no Nippon Country Club, que com uma área de mais de 570 mil m², receberá com conforto, segurança e muita área verde todos os atletas e familiares da competição.

História – Há 51 anos, atletas argentinos, brasileiros e peruanos iniciaram grandes laços de amizade entre as nações, tentando sedimentar a cultura milenar e confraternizar-se por meio dos esportes. Nascia a Confraternização Desportiva Internacional Nikkei – Confra.
O primeiro elo esportivo ocorreu em 1966, por meio da peruana Bertha Hoshi junto à Associação Universitária de Nisseis do Peru (AUNP), que levou o desejo da Associação Cultural e Esportiva Piratininga (ACEP), do Brasil, a organizar uma caravana Cultural ao Peru. Em 1970, a Argentina realizou a competição atlética na cidade de Buenos Aires, com a participação de brasileiros e peruanos. Até então, o atletismo era a única prática esportiva.
A partir da quinta edição, realizada em Lima, no ano de 1973, incluíram-se outras modalidades como beisebol, futebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, judô, golfe, natação, xadrez e boliche.
De lá para cá, a Confraternização foi ganhando espaço e motivou outros países a participarem, tais como Chile, Paraguai, Bolívia, México, Uruguai, Canadá e Estados Unidos.
Mais informações e detalhes sobre os horários de cada competição no site oficial do evento:
https://www.confrabrasil.com/

Comentários
Loading...