Confira a programação para este mês do projeto Japan House São Paulo Online

Camila Kawakami, Embaixadora Yosakoi no país, ensina uma rotina que poderá ser feita por todos (divulgação)

A Japan House São Paulo segue apresentando atividades culturais e interativas em sua programação diária do projeto #JHSPONLINE, que conta com conteúdo diverso abordando diferentes vertentes sobre o Japão de hoje por meio das redes sociais da instituição (Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e site). Para o período de 08 a 18 de setembro, a programação engloba assuntos que passam por arte e cultura, dança, negócios, gastronomia, tradições e arquitetura.
Uma novidade é a inclusão de recursos de acessibilidade em alguns conteúdos, dando sequência ao desenvolvimento do programa lançado em 2019. Neste primeiro momento está incluída a inserção de libras, audiodescrição, legendas (closed caption) em uma seleção de vídeos e lives disponíveis no canal do YouTube e a hashtag #pracegover será adicionada nas redes sociais. Desta forma, o Programa destaca neste momento a inclusão de abordagens diferenciadas extremamente relevantes, principalmente neste momento de distanciamento social.
Para aqueles que gostam de dança, o #JHSPONLINE traz vídeos que ensinam os movimentos de Yosakoi Kochi, um estilo de dança contemporânea criado na província de Kochi para um festival anual de verão. As rotinas podem ser feitas por pessoas de todas as idades e origens, refletindo a alegria e energia do evento. No vídeo, Camila Kawakami do Ryo Kochi Yosakoi e Embaixadora do Yosakoi no Brasil, ensina uma rotina de dança simples que poderá ser feita por todos em casa.
Falando em atividades gastronômicas, o conteúdo do dia 11/09 revela os sabores e combinações do Kakigori, tradicional doce japonês feito de gelo raspado com xarope, adoçante e frequentemente leite condensado. Similar a uma raspadinha, a sobremesa típica é refrescante e uma ótima opção para dias mais quentes. E na semana seguinte, dia 18/09, o Wagashi segue presente na programação, com Cristiane Sampei – chef patissière que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para estudar confeitaria japonesa – conta sobre o desenvolvimento dos doces tradicionais japoneses ao longo da história nipônica.

Cristiane Sampei vai abordar os tradicionais doces japoneses (divulgação)

Família – Já no artesanato, Francinny Anzai ensinará em um segundo vídeo o passo a passo para elaborar formas mais complexas e tridimensionais do Kusudama, origami modular originário da antiga cultura japonesa. E no “Conversas com o Educativo” do dia 15/09, acontece um encontro inédito em torno do tema “Elementos da Casa Japonesa’’, com a participação do arquiteto Hayato Fujii, gerente geral dos projetos no Brasil do Kengo Kuma and Associates, para conversar sobre alguns pontos presentes nas casas japonesas e suas releituras na arquitetura contemporânea. Serão abordadas as histórias dos materiais e conceitos encontrados nas casas e suas modificações com o passar do tempo, sendo ressignificados por arquitetos contemporâneos em seus projetos.
Para toda a família, programação apresenta no dia 16/09, uma atividade com exemplos em japonês e em português do jogo de palavras chamado Shiritori, no qual os jogadores são obrigados a dizer uma palavra que começa com o kana final da palavra anterior. É também utilizado para praticar de forma divertida o idioma japonês, em especial o hiragana e katakana – alfabetos fonéticos utilizados no Japão, cujas letras representam as sílabas.

Confira abaixo a programação de 10 a 18/9:

10 de setembro – Quinta-feira

Yosakoi Kochi com Camila Kawakami, do Ryo Kochi Yosakoi e Embaixadora do Yosakoi no Brasil
O Yosakoi foi um estilo de dança criado na província de Kochi para um festival que acontece todo ano no mês de agosto. As rotinas podem ser feitas por pessoas de todas as idades e origens, refletindo a alegria e energia do evento. Neste vídeo, a Embaixadora do Yosakoi no Brasil, ensina uma rotina de dança simples que poderá ser feita por todos em casa.

11 de setembro – Sexta-feira

Kakigori
Nas últimas semanas, o Japão vem enfrentando altas temperaturas e para ajudar a amenizar o calor, uma guloseima típica e refrescante é o kakigori, um tipo de raspadinha japonesa. O texto trará informações sobre esse doce, seus sabores e combinações possíveis.

14 de setembro – Segunda-feira

Kusudama com Francinny Anzai
Em seu segundo vídeo, Francinny Anzai ensinará formas mais complexas do kusudama, categoria muito popular de origami modular. Com o passo a passo básico fornecido em seu primeiro vídeo, é possível elaborar uma variedade de peças tridimensionais.

15 de setembro, às 16hs – Terça-feira

Conversa com o Educativo: – ‘’Elementos da Casa Japonesa’’
Nesse encontro, a instituição recebe o arquiteto Hayato Fujii, gerente geral dos projetos no Brasil do Kengo Kuma and Associates, para conversar sobre alguns elementos presentes na casa japonesa. Serão abordados temas como as histórias de cada um e suas modificações com o passar do tempo, sendo ressignificados por arquitetos contemporâneos em seus projetos.

16 de setembro – Quarta-feira

Shiritori
O vídeo apresenta exemplos em japonês e em português da brincadeira chamada Shiritori, um jogo de palavras também utilizado para praticar de forma divertida o idioma japonês, em especial o hiragana e katakana – os alfabetos fonéticos utilizados no Japão, cujas letras representam as sílabas.

17 de setembro – Quinta-feira

Divulgação conteúdos de acessibilidade
Dando sequência a desenvolvimento de seu Programa de Acessibilidade, lançado em 2019, a Japan House São Paulo anuncia a disponibilização de alguns conteúdos da #JHSPONLINE com recursos de acessibilidade. A ampliação para o ambiente online visa criar oportunidades equitativas para todos os públicos, incluindo os que exigem abordagens diferenciadas, principalmente neste momento de distanciamento social. Focado inicialmente em serviços como maquete tátil do edifício com audiodescrição, visitas mediadas com libras ou audiodescrição, disponibilização de mapa tátil em todos os andares do espaço e videoguia institucional, o Programa destaca neste momento a inclusão de libras, audiodescrição, legendas (closed caption) e a #pracegover em alguns conteúdos do ambiente online. Este pacote inclui algumas lives disponíveis no canal do Youtube da instituição, como a “Conversa sobre o livro Wabi Sabi para artistas, designers, poetas e filósofos”; “Brasil e Japão: um elo centenário”, bem como vídeos sobre diversos aspectos da cultura nipônica como “Sumiê – Lúcia Hiratsuka”, “Ikebana – Emiko Miji Ide”, “Tatakizome – Kiri Miyazaki”, “Yunomi – Hideko Honma”, entre outros. Futuramente, outros conteúdos serão incluídos no Programa de Acessibilidade da instituição.

18 de setembro – Sexta-feira

Wagashi com Cristiane Sampei
Wagashi é o nome utilizado para os doces tradicionais japoneses. Feitos de maneira artesanal, são muito delicados e refinados. Nesse vídeo, a chef patissière Cristiane Sampei que, em 2018, ganhou uma bolsa de estudos para estudar confeitaria japonesa, fala um pouco sobre o desenvolvimento desses doces ao longo da história nipônica.

Acompanhe a Japan House São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.br/
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Comentários
Loading...