COMUNIDADE: Bunkyo promove Live para comemorar o Dia Internacional do Nikkei

No ano passado, Dia Internacional do Nikkei foi comemorado com a realização de um painel no Bunkyo (divulgação)

A comissão organizadora do Projeto Geração do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – celebrará o Dia Internacional do Nikkei – a ser comemorada no dia 20 de junho – através de uma Live, transmissão online ao vivo e gratuita. A edição de 2020 seria presencial, como em 2019, quando foi realizado um painel no Bunkyo. Com a impossibilidade, a ideia é atingir um número maior de pessoas, inclusive outras comunidades de nikkeis no mundo.
A data foi instituída em 2018 na Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo.
A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, dando-se, assim, início, em 1868, à história da imigração japonesa. No Brasil, recentemente, a data incorpora a Lei número 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), que incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, como o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado todo dia 20 de junho.

Gratidão – Ao Jornal Nippak, Aurélio Nomura disse que, “apesar das restrições impostas pelas autoridades em função da pandemia, a comemoração do Dia Internacional do Nikkei não pode passar despercebida pois a sociedade nipo-brasileira quer comemorar, mesmo que seja de forma singela”. “Isso mostra gratidão, respeito e admiração pelos nossos antepassados. Ficamos felizes pois o legado dos nossos ancestrais está cada vez mais firme e forte, principalmente nos dias de hoje”, explicou o parlamentar.
Para o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, apesar do momento de pandemia que o mundo passa, a data não poderia passar em branco. “Este ano estamos celebrando 112 anos da imigração japonesa ao Brasil. Hoje, o Brasil tem a maior população nikkei além do Japão. Talvez, nunca nestes longos anos, comemoramos com tanta ênfase a nossa comunidade”, explica Ishikawa. Além disso, a novidade de protagonizar uma edição online é bem aceita e receptiva: “O Bunkyo, como maior entidade representativa da comunidade nikkei, tem o maior orgulho de organizar e sediar esta data emblemática”, destaca.

Online – A apresentação será online e ao vivo, através das redes sociais do Bunkyo: Youtube e Facebook, em formato de revista eletrônica com apresentações artísticas, depoimentos de convidados e personalidades da comunidade nikkei de forma interativa e descontraída. Destaque desta edição é a apresentação do resultado do Projeto Geração com a revelação dos valores nipo-brasileiros ditos pela voz da comunidade em diversas cidades do Brasil. Além disso, a oportunidade de transmissão online do evento amplia o elenco de convidados com representantes, atrações e convidados de todo o Brasil, países da América Latina, Havaí e diretamente do Japão.

Márcia Mariko Nakano, Telma Shiraishi e Renato Ishikawa (divulgação)

Desafio – Segundo o coordenador do evento, Alexandre Kawase, a organização dessa live está sendo um desafio, pois é um dos primeiros eventos online realizados pelo Bunkyo, que tem a tradição de promover grandes eventos presenciais. Ao mesmo tempo, queremos aproveitar a oportunidade para ampliar a presença digital do Bunkyo e realizar um evento, de fato, internacional.
Durante a programação será divulgada a campanha Amigo, promovida pelo Bunkyo para arrecadar doações para a manutenção do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e do Pavilhão Japonês, dois centros culturais de suma importância para a comunidade nikkei.

LIVE DO BRASIL PARA O MUNDO

Data
20 de Junho de 2020 – sábado (BRASIL)
21 de Junho de 2020 – domingo (JAPÃO)

Horário
20 horas – Horário de Brasilia
08 horas – Horário de Tokyo

Link – acesso gratuito
YOUTUBE: https://www.youtube.com/bunkyodigital
FACEBOOK: www.facebook.com/bunkyo

Mais informações:
http://www.bunkyo.org.br/

Comentários
Loading...