COMUNICADO: Consulado Geral do Japão em SP informa reabertura parcial dos atendimentos no guichê do setor de vistos

Para solicitações de visto é necessário agendar o atendimento (reprodução)

Desde o dia 1º de outubro, o Consulado Geral do Japão em São Paulo iniciou os atendimentos no guichê do setor de vistos para solicitações de todas as categorias com o Certificado de Elegibilidade (inclusive a categoria Cônjuge de Japonês entre outros, que inclui “Filho de Japonês” e “Residente de Longa Permanência” que inclui “Neto de Japonês”) e de curta permanência, exceto para turismo e visita a parentes.
Para solicitações de visto, será necessário agendar o atendimento através do tel. (11) 3254-0100 com o setor de vistos no horário das 14h às 16h, quando será agendado o comparecimento no guichê no horário das 9h às 12h. Caso haja falta de documentos, será necessário o reagendamento do atendimento. O prazo previsto é de mais de duas semanas. Assim, o Consulado recomenda ficar atento na hora de verificar os documentos necessários para sua solicitação.
O Consulado informa ainda que as categorias de visto de curta permanência como para finalidade de turismo e visita a parentes no Japão ainda estão sob restrição, portanto, não serão recebidas.
Informa também que, como as medidas do Governo Japonês de restrição de entrada de pessoas oriundas do Brasil continuam, para solicitações com Certificado de Elegibilidade, curta permanência com finalidade de negócios é necessário obter da empresa ou entidade que vai recepcioná-lo no Japão, uma Carta de Compromisso – em duas vias e um questionário que deve ser preenchido para cada solicitante individualmente.
No caso de estrangeiros que receberam vistos emitidos após o dia 3 de abril de 2020 ou que possuem permissão de reentrada, será necessário obter um certificado de exame para o novo coronavírus (a amostra deve ter sido colhida dentro de 72 horas antes do horário de embarque no Brasil).
No momento da entrada no Japão, é necessário apresentar o certificado de exame impresso (original ou cópia) ao oficial no aeroporto. Além disso, caso não possa apresentar o certificado de exame ou for constatado que algum dado foi alterado no certificado apresentado na saída do país de origem, o estrangeiro terá o status de permanência negado e o procedimento de deportação será iniciado.
No caso de necessidade de viagem urgente, como em casos de morte ou risco de morte de parentes, há a possibilidade da emissão de visto emergencial em caráter humanitário. Nesse caso solicita-se para que os documentos comprobatórios e um breve resumo do caso sejam enviados ao endereço de e-mail: cgjvisto@sp.mofa.go.jp

Serviço – O Setor de Vistos do Consulado Geral do Japão atende na: Avenida Paulista, 854, 2º andar – Edifício Top Center – Bela Vista, São Paulo (SP)

Solicitação de Visto: Segunda, quarta e sexta-feira, das 9 às 12h

Retirada de Visto: Segunda a sexta-feira, das 14 às 16h