COMPORTAMENTO: O que é Ikigai: Aprenda a viver uma vida com significado e propósitos

Ao inserir o Ikigai na sua vida, tudo será mais prazeroso, produtivo, pleno e significativo. Assim como é sugerido por essa arte de viver (divulgação)

Você sabe o que é Ikigai? É uma expressão que define uma filosofia japonesa que busca unir o útil ao agradável. De modo que pode ser traduzida como “razão de viver”, ou seja, viver com um propósito, mesclando o necessário ao que você quer para si e espera para sua vida.
Mas, antes mesmo de começar explicando o que é Ikigai, é necessário saber que você não deve se esconder ou ceder às pressões do mundo e da sociedade. Isso porque, embora muitos pensem que é necessário escolher uma profissão que dê uma alta remuneração, do que adianta ter um bom salário e uma vida infeliz?

O que é Ikigai
O Ikigai é um estilo de vida japonês composto pelos ideogramas “iki” (生き) e “kai” (甲斐) que significam, respectivamente, “viver” e “valor”, sendo “kai” relacionado aos desejos e expectativas.
Assim, Ikigai é simplesmente uma forma de viver seguindo os seus propósitos e objetivos, unindo:

  • Paixão: aquilo que você ama fazer ou te faz feliz e motivado;
  • Missão: algo no qual você é bom;
  • Vocação: algo que o mundo precisa de você;
  • Profissão: emprego que nos sustenta.

Essa filosofia possui origem desconhecida, assim seu início é suposto entre os anos 794 e 1185, durante o período Heian. Não à toa, coincidiu com um momento de paz e tranquilidade do Japão, tendo a religião e a arte em alta.
Além disso, acredita-se que Okinawa é o berço do Ikigai uma vez que é conhecida como a “Terra dos Imortais”, apresentando uma das maiores expectativas de vida e melhor bem estar.
Logo, esse modo de vida pode ser definido como uma maneira de viver e trabalhar com prazer, motivando o indivíduo a levantar cedo da cama todos os dias e seguir adiante com a vida, mesmo havendo dias difíceis e estressantes.
Isso porque, ao entender o que é Ikigai, você deve compreender que o que é feito hoje não é para agora, mas sim para um resultado futuro.
Portanto, os seus esforços não serão em vão, já que sua vida está sendo voltada ao que você ama e é necessário ao mundo. Ou seja, essa será a sua “razão de viver”.

Para quem vive o Ikigai é fácil se sentir realizado sempre (divulgação)

Vantagens dessa filosofia na vida e no trabalho
Ao inserir o Ikigai na sua vida, tudo será mais: prazeroso, produtivo, pleno e significativo. Assim como é sugerido por essa arte de viver.
Porém, mais que isso, você se sentirá realizado. O que promoverá a melhoria na sua qualidade de vida, bem-estar e longevidade. Em consequência do aumento da sua felicidade e fortalecimento do seu sistema imunológico. Ainda mais quando levamos em conta que cerca de um terço da nossa vida passamos trabalhando.
Dessa forma, haverá menos desgaste emocional e físico. E mais dedicação e motivação para os seus dias. Evitando diversos problemas de saúde e transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão.

Como descobrir o seu Ikigai
Agora que aprendeu o que é Ikigai e quais são seus benefícios. Você está pronto para dar mais um passo nessa jornada para descobrir o que fazer quando se está perdido ou sem rumo na vida.
A partir das dicas a seguir, sua existência terá mais significado e motivação para lutar cada dia mais, levantar da cama empolgado e ser feliz diariamente. Então:

  1. Tenha em mãos a mandala Ikigai. Composta por 4 círculos contendo as palavras Missão, Paixão, Vocação e Profissão;
  2. Busque um local calmo e silencioso para a reflexão do seu Ikigai;
  3. No círculo superior, escreva as coisas que gosta/ama de fazer;
  4. No círculo da esquerda, escreva as atividades que são simples e fáceis para vocês. Ou seja, coisas das quais você não precisa de muito esforço;
  5. No círculo inferior, escreva possíveis profissões para você baseadas no que sabe fazer;
  6. Por fim, no círculo da direita, escreva o que você poderia fazer pelo mundo. Levando o que você acha que falta no mundo ou gostaria que tivesse no mundo.

Após realizar esses seis tópicos, veja que ainda faltam os espaços que se relacionam entre os círculos. Para preenche-los, analise bem o que foi escrito nos círculos anteriores e coloque nas intersecções o que há de similar entre eles.
Assim, você estará cada vez mais próximo de descobrir qual é o seu propósito de viver. Mas devo deixar uma grande ressalva: não pare na sua primeira mandala do Ikigai. Pois você pode ter diversos outros Ikigais, ou seja, diversos objetivos na sua vida.
Logo não se limite a um, procure mais significados à sua vida e siga. Lute por algo que faça sentido e te dê vontade de viver cada dia mais.

Busque um lugar calmo e silencioso para a reflexão de seu Ikigai (divulgação)

Experiências de quem vive a arte dos propósitos
Em seguida à descoberta do seu Ikigai, não fique de braços cruzados e espere que algo acontece. Faça acontecer. Pois caso contrário, nada vai mudar e sua vida continuará sendo a mesma de sempre: monótona, sem sentido e sem objetivos.
Se você disser que não começa a agir porque não sabe por onde começar. Que tal tentar algum curso ou pesquisar mais conteúdos sobre o que pode ser o seu propósito? A necessidade de tentar vem da urgência de se autoconhecer. De modo a perceber se o que você encontrou é algo que mexe consigo.
Para quem vive o Ikigai, é fácil sorrir todos os dias, se sentir realizado sempre, ter uma boa saúde e possuir relacionamentos fortes com outras pessoas. Pelo menos é isso que afirma grande parte da população de Okinawa que vive uma vida centenária, próspera e alegre.
Além disso, estudos de Tóquio declaram que com um objetivo na vida, há uma diminuição de 50% na probabilidade de adquirir problemas mentais. Uma vez que o próprio corpo possui a capacidade de se curar e manter uma boa imunidade quando se há motivação para isso.
Sendo assim, não deixe a sua vida cair na mesmice e apenas acontecer. Faça dela algo bom para você e para o mundo, pois assim tudo fará mais sentido e seus dias serão mais que apenas acordar, sair para trabalhar, voltar, comer, tomar banho, dormir e começar tudo de novo.
Não desperdice nenhum minuto da sua vida no achismo de que está tudo certo. Faça dar certo e viva sem arrependimentos.
(Mariana Lieko)

Comentários
Loading...