Com+81: Aeroporto de Hakodate, Rosa Miyake realiza sonho de apresentar programa de rádio

(Arquivo pessoal)

Em meio a tantas notícias ruins, eis uma que que deve agradar em cheio os mais saudosistas. A apresentadora, atriz e cantora Rosa Miyake – que fez sucesso na década de 60, no auge da Jovem Guarda – está de volta. A intérprete de Urashimataro e apresentadora do inesquecível Imagens do Japão – programa criado, apresentado e idealizado pelo marido, o saudoso ex-radialista e jornalista Mario Okuhara – participa, ao lado do filho, o produtor Mario Jun Okuhara (ela nos Estados Unidos e ele aqui), do programa +81: Aeroporto de Hakodate, uma seleção musical que vai ao ar todas as terças-feiras, das 20h30 às 21h30, na Rádio Capital FM (105.9) da cidade de Bastos e região.
De acordo com Mario Jun Okuhara, idealizador do Podcast +81 – Código de Área do Japão, semanalmente uma nova playlist é elaborada com uma variedade de músicas do mainstream japonês, mas também de outras vertentes: jazz, rock, experimental, folclórica, erudito, eletrônico, post-rock e outros gêneros.
Segundo Mario Jun, a playlist será criada com uma seleção do cenário musical japonês, mas também de artistas estrangeiros que tocaram no Japão, ou cantaram em japonês.

Hakodate, que é apresentado todas as terças-feiras pela Rádio Capital FM de Bastos (divulgação)

A carreira de Rosa Miyake – Cantora da Jovem Guarda ao lado de Roberto Carlos, Rosa Miyake era considerada uma “mistura bem comportada e recatada de Hebe Camargo com Regina Duarte. Como observa o jornalista Ricardo Taira, autor de “Rosa da Liberdade” – livro biográfico lançado em 2018 – “a influência e importância de Rosa para os nipo-brasileiros ultrapassavam os limites da tela da televisão”.
Após a morte do marido – o jornalista e empresário Mario Okuhara -, durante o período de luto, enfrentou uma profunda depressão, desistindo da carreira artística. Partiu para os EUA, para um longo tratamento terapêutico.
Em 2015, recebeu o convite do jornalista Marcelo Duarte (autor do best-seller “Guia dos Curiosos”) para participar como colaboradora do programa “Vc é Curioso?” da Rádio Bandeirantes. Assim, semanalmente, por dois anos seguidos, apresentou curiosidades do Japão no quadro “Imagens Curiosas do Japão” – batizado por Marcelo Duarte, apresentador do programa, juntamente com Silvania Alves.
Precisou se retirar novamente para continuar o tratamento. O filho a substituiu temporariamente no programa “Vc é Curioso?”. Mas, mais uma vez, Rosa precisou de mais tempo.
Neste ínterim, Mario Jun Okuhara criou o podcast “+81 – Código de Área do Japão” e continuou a produzir os boletins culturais no programa “Vc é Curioso?”.

Rosa Miyake no Estúdio Imagens do Japão em 2008 (Carlos Villalba)

De acordo com Mario Jun, a mãe sempre teve o desejo de encerrar sua carreira na Rádio com um programa musical. E foi então que o chamou para retomar a parceria na produção. E juntos criaram o programa “+81: Aeroporto de Hakodate”.
Este ano surgiu o convite da Rádio Capital FM, comandado por Eder Campos, por intermédio de Cecília Saito, da cidade de Bastos, para participar da emissora. “Meu sonho era um dia fazer rádio, de ter contato com as pessoas e receber cartas”, disse Rosa no programa de estreia. “Para ela foi uma novidade e ela está muito feliz”, disse Mario Jun, explicando que, “antes de qualquer coisa, a manutenção da saúde dela é o mais importante”.
O programa também está disponível no site www.plus81.com.br.

Programa +81: Aeroporto de Hakodate.
Todas às terças-feiras, das 20h30 às 21h30 na Rádio Capital FM – 105.9 (www.radiocapitalfm.com.br)
Depois da veiculação:
www.plus81.com.br

Comentários
Loading...