Com 49º Moti Tsuki, Acal se despede de 2019 e celebra 2020

(Jiro Mochizuki)

Como já acontece há quase cinco décadas, a Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – realizou no último dia do ano, na Praça da Liberdade-Japão, o Moti Tsuki – Festival do Bolinho da Prosperidade – que em 2019 atingiu sua 49ª edição. Realizado em conjunto com com o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil) e Aliança Cultural Brasil-Japão, o evento tem como objetivo agradecer as dádivas recebidas ao longo do ano que ora se finda e, ao mesmo tempo, pedir bênção e proteção neste ano que se inicia, desejando saúde, harmonia e fatura.
Na ocasião, foram distribuídos para o público cerca de 20 mil saquinhos de motis com dois bolinhos cada – sendo um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade – e 3 mil tigelas de oozoni (sopa de moti).
Estiveram presentes o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, o cônsul adjunto, Akira Kusunoki; o presidente do Enkyo, Akeo Yogui; o vice-presidente do Bunkyo, Jorge Yamashita e o ex-vereador, ex-secretário, ex-embaixador e ex-ministro, Andrea Matarazzo, além do anifitrião, Hirofumi Ikesaki, que em seu discurso lembrou que em 2019 o Brasil empossou o novo presidente da República, Jair Bolsonaro, enquanto no Japão foi entronizado o novo imperador, Naruhito.

“O Bairro da Liberdade completou 114 anos e a Acal, para homenagear, encomendou 250 kg de bolo que foram distribuidos para cerca de 2,5 mil pessoas que compareceram para prestigiar o 51º Toyo Matsuri realizado aqui mesmo nesta Praça da Liberdade Japão. Um acontecimento inédito no país”, destacou Ikesaki, acrescentando que “também comemoramos a nova Era Reiwa”. “Que ela traga bons fluidos para as duas nações, Brasil e Japão, principalmente para a nossa comunidade japonesa, que reside e labuta para o bem do nosso país”, disse o presidente da Acal, destacando que 2020 será regido pelo rato, de acordo com o horóscopo oriental, “animal que motiva empreendedorismo e que renova a esperança e a força”.

Comentários
Loading...