CARACTERÍSTICAS: IA, drones, câmeras 4K usadas para a ativação de sistemas de segurança em todo o Japão

20/12/20/2020 – 12:30:10 JST – TÓQUIO – Uma variedade crescente de tecnologias como inteligência artificial, drones e câmeras de vídeo 4K de alta qualidade estão sendo introduzidas no campo dos sistemas de segurança em meio a uma séria escassez de mão-de-obra no campo.

Um “guarda IA” virtual exposto em um painel elétrico dá as boas-vindas aos visitantes no Hospital Ogikubo, em Tóquio, em 28 de outubro de 2020. (Kyodo)

Uma “guarda IA” virtual desenvolvida pela grande empresa de segurança japonesa Secom Co. foi testada no Hospital Ogikubo, em Tóquio, no final de outubro. Um personagem de guarda animado exibido em um painel elétrico na entrada do hospital leva as temperaturas dos visitantes e depois pede àqueles sem febres para entrar nas instalações.

O personagem foi programado para responder verbalmente a perguntas básicas, como a localização dos banheiros e informações sobre horários de ônibus. Ele também é capaz de fazer contato visual com os visitantes e inclinar-se quando abordado por crianças ou pessoas em cadeiras de rodas.

Um guarda da vida real está de prontidão em um local separado para monitorar as filmagens enviadas pela câmera do sistema e apressar-se para o local para responder a qualquer problema.

O hospital atualmente coloca dois a três funcionários na entrada da instalação para realizar verificações obrigatórias de temperatura e garantir que os visitantes estejam usando máscaras faciais para evitar a propagação do novo coronavírus.

Depois de observar o sistema em ação, o diretor administrativo do hospital, Hayato Kawamura, disse: “Talvez possamos mudar pelo menos um funcionário para cuidar de outro trabalho”.

Outra grande empresa de segurança, a Sohgo Security Services Co., conhecida como Alsok, tem considerado a adoção de um sistema de IA para identificar potenciais ladrões de lojas, analisando o comportamento suspeito nas filmagens das câmeras de segurança.

O sistema também pode ser usado para notificar os agentes de segurança sobre possíveis incidentes de saúde, alertando-os para pessoas que se agacham ou caem. Os guardas podem então correr para o local, trazendo um desfibrilador externo automatizado (AED) em caso de emergência.

A empresa de segurança também tem instalado câmeras 4K de alta qualidade em instalações como a torre Tokyo Skytree, a estrutura mais alta do Japão e um marco na capital japonesa, para testar sua capacidade de monitorar o ambiente ao redor.

Espera-se que as câmeras de alta tecnologia com tecnologia de reconhecimento de imagem IA sejam capazes de detectar o aumento de fumaça proveniente de incêndios em áreas distantes, bem como condutores imprudentes em uma rodovia.

Enquanto isso, uma prisão na Província de Yamaguchi, no oeste do Japão, tem utilizado drones equipados com câmeras da Secom para patrulhar o local, usando GPS para voar em rotas designadas.

Também está testando drones que utilizam câmeras IA para evitar obstáculos ao voar em áreas internas pouco seguras com GPS.

“4K, AI e 5G se tornarão os três tesouros sagrados da segurança a partir de agora”, disse um funcionário da Alsok, referindo-se aos três antigos tesouros da regalia imperial japonesa. O oficial disse que 4K serviria como os olhos, AI como os cérebros, e 5G como as redes ultra-rápidas como os nervos.

==Kyodo

 

Comentários
Loading...