CANTO DO BACURI > MARI SATAKE: 2020
2019 foi um ano difícil. Mas sobrevivemos. Estamos inteiros. Em muitos casos, ainda cuidando dos reparos necessários.
2020 mal começou e já fomos tomados por notícias seriamente preocupantes vindas do lado de lá. Dias sombrios também por aqui. É só abrir os olhos e ouvidos, mesmo que pouco, para perceber que também podemos ser duramente afetados.
Terceira guerra a caminho?
Sérios indícios.
Em outros tempos, pensaríamos que o conflito está lá longe e a postura do país sempre foi do não envolvimento nas questões que não nos afetavam diretamente. Agora não. A onda odienta que rege o país, resolveu dar seus pitacos. Vergonhoso. Desastroso.
Talvez, o melhor a fazer, seja se isolar, ficando alheia, alheio a tudo. Não. É claro que o isolamento ou o alheamento não é a melhor coisa a se fazer agora. Talvez, seja melhor buscar o caminho contrário à onda que parece tomar conta de quase todos.
Não sei bem como pode se dar isso. Ao mesmo tempo em que penso que poderia ser interessante tentar o viés da religiosidade e espiritualidade das pessoas, lembro-me daqueles tantos seres que lotam os templos e igrejas com seus mantos e rezas e que são incapazes de sentir compaixão em tempo integral pelos menos possuídos pela sorte. Mas, vamos lá. Sem críticas, nem julgamentos.
Independente de credos ou crenças, talvez seja oportuno lembrar a Oração de São Francisco de Assis:
“ Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristez, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender, que seja compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se nasce para a vida eterna.”
Tentemos.
Dias felizes e coerentes a todos nós!
marisatake@gmail.com