CAMPANHA DE MENSAGENS DE SOLIDARIEDADE/NIPO DE CAMPINAS: ‘Nos tranquiliza lembrar que nossos ancestrais passaram e superaram muitos momentos difíceis no passado’

“Nós do Nipo estamos convivendo com sentimentos adversos e uma especial preocupação com idosos” (divulgação)

*Tadayoshi Hanada

Campinas está em estado de emergência com a chegada da Covid-19 e da iminência do seu avanço em nossa região. Nós, do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, também estamos em alerta e convivendo com sentimentos adversos, como frustração, insegurança e uma especial preocupação com os nossos idosos. Eles representam um quadro significativo em nossa associação e, certamente, são os que mais sofrem com o isolamento social, porque têm menos acesso à tecnologia e, com as nossas atividades suspensas, estão sem lazer e o convívio com outras pessoas.
Ao mesmo tempo, nos tranquiliza lembrar que nossos ancestrais já passaram por muitos momentos difíceis no passado, seja durante o período da imigração para o Brasil, seja no advento da Segunda Guerra Mundial, quando não lhes faltaram resiliência para superar todas as intempéries da vida.
Por isso, apesar de estarmos com a nossa programação desfeita, sem nenhuma certeza neste momento, mantemos a nossa capacidade de planejar e sonhar. E assim esperamos que todos aproveitem esse período para refazer seus planos para colocar em prática assim que a crise passar.
Por ora, não entrem em pânico; sigam corretamente todas as recomendações das autoridades sanitárias.
Alimentem-se bem e não descuidem também da sua espiritualidade. Rezem, façãm orações na sua casa e pratiquem atividades que lhe dão prazer para diminuir o estresse. Aproveitem e organizem as suas casas, leiam bons livros, ouçam músicas agradáveis, assistam a filmes e vídeos e mantenham seus vínculos familiares e de amizade à distância.
Tudo nessa vida é passageiro e o mais importante é estarmos bem quando essa onda passar. Vamos buscar forças e sabedoria na nossa ancestralidade para superar essa crise!

Tadayoshi Hanada (divulgação)

*Tadayoshi Hanada é presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasilero de Campinas

Comentários
Loading...