YASUO YAMADA: Campanha de mensagens de solidariedade – (1) – Calamidade do coronavírus – “Não há tempestade que dure para sempre” – Resista agora para agir em breve!

Edição do ano passado do Festival do Japão

A situação sobre o coronavírus muda a cada instante e o número de mortos e infectados aumenta a cada dia. No Japão, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio foram adiados em um ano. Em São Paulo foi decretado estado de quarentena, com o fechamento do comércio e cancelamento de eventos. A cidade se mantém com pouco movimento.
Infelizmente, eventos organizados pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil foram cancelados um após o outro. A começar pelo tradicional Festival do Japão, que desapontou as pessoas que veem o evento como ponto de encontro da comunidade.
Muitas associações provinciais têm os eventos como principal fonte de renda anual e, além do estresse psicológico causado pelos cancelamentos, não foram poucas as entidades afetadas financeiramente.
Dada a situação atual da pandemia do coronavírus, que se agrava a cada dia, acredito que o cancelamento e o adiamento de eventos são inevitáveis, pois no momento o mais importante é minimizar o impacto da incidência do vírus.
Agora é hora de resistir e poupar energias para que, no momento certo, possamos agir.
Olhando para o passado, a comunidade nipo-brasileira superou dificuldades maiores do que o coronavírus.
Assim como dizem que “toda noite tem seu fim”, que “não há chuva que não passa” ou que “não há tempestade que dure para sempre”, são nestes momentos que lembramos dos esforços feitos e das barreiras que superamos, para que a comunidade nipo-brasileira trabalhe unida mais uma vez.
(Na assembleia do KENREN, realizada em 26 de março, Toshio Ichikawa foi eleito sucessor do presidente Yasuo Yamada, que cumpriu mandato até 31 de março. Como a mensagem foi enviada previamente, nos referimos a Yasuo Yamada como “presidente”). Publicado no dia 2 de Abril no Jornal Nikkey Shimbun.

Presidente Yamada, do KENREN

Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN)

Comentários
Loading...