Camisa ou camiseta?

A evolução de material chegou de vez para o praticante da pesca, e são visíveis as diferenças no seu vestuário comparado a anos atrás.
Por: Mauro Yoshiaki Novalo
A imagem que se tinha do pescador era bem característico: um sujeito com uma roupa surrada, chapéu de palha, seguindo para a beira do rio, com sua varinha de bambu e uma latinha de minhocas. No final do dia, retornava com a típica fieira de peixes para o jantar. Junte a isso, a fama de mentiroso e beberrão.
Ainda hoje, algumas pessoas imaginam desta forma quando dizemos que vamos pescar. Difícil mudar conceitos antigos. Com a veiculação de programas de pesca, sejam nacionais e internacionais, artigos em revistas especializadas, e a forte divulgação na internet, esta imagem pouco a pouco está sendo alterada.
Os adeptos dos pesque e solte (pesca esportiva) procuram o que há de melhor para utilizar e o que se vê na sua maioria, são pescadores bem vestidos, com equipamentos de alta tecnologia, barcos potentes e velozes, imagens completamente diferentes do que se via anos atrás. Conscientes do seu papel de preservar não abrem mão do conforto, qualidade e proteção na hora de praticar o seu hobby. Sinal dos tempos, da modernidade que também atinge quem gosta e pratica a modalidade.
Tratando especificamente sobre camisas e camisetas, observamos variedade de marcas destinados a quem vai estar em contato direto com a natureza. Cada vez mais percebemos o interesse do pescador na proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares – influência direta dos dias cada vez mais quentes – e por ficar muito tempo exposto ao sol, procura cada vez mais produtos com este conceito. Além do fator de proteção solar tem tecido com ação bactericida e bacteriostática, que controla a proliferação de bactérias e o mau cheiro causado pelo suor. Como uma segunda pele deixa o corpo respirar e transpirar, tornando muito mais agradável o seu uso num dia inteiro de atividades.
É fato que depois das camisas de pesca (confeccionadas em tecido de rápida secagem, confortáveis, elegantes, com áreas de ventilação, com fator de proteção solar inclusive alguns com repelência a insetos), as camisetas – sejam de manga curta ou longas – também com estas características, desenvolvidas para uso nas pescarias, são a bola da vez, vestindo mais e mais pescadores esportivos.
A personalização atinge um alto grau de sofisticação, através da sublimação que resulta em estampas originais e nos mais variados padrões com nomes de equipes, sites, fóruns e etc. O uso de “buff”, bandanas ou similares combinados com manguitos complementa a proteção necessária do corpo contra os raios solares nocivos que podem causar sérias queimaduras. Com a ajuda da tecnologia atual já se produz camiseta modelo ninja – manga longa com o capuz incorporado – facilitando ainda mais para quem gosta de estar na natureza.

A grande diversidade em tecidos e design – do mais conservador para o moderno – sem perder o foco na proteção para pele, consolida as roupas de pesca como parte fundamental da tralha de qualquer pescador. Inovação e novos recursos são critérios essenciais para os fabricantes, que a cada dia oferecem mais conforto e segurança para quem se aventurar nos esportes praticados na natureza.
As lives e publicações na internet indicam esta direção, com o público interessado avaliando com atenção, procurando saber detalhes e opinar sobre o vestuário pois sabe da dificuldade que é, ao encarar literalmente altas temperaturas.
Consumidores pedem camisas ou camisetas confortáveis para passar o dia todo embaixo de sol escaldante (temperaturas passando dos 30ºC fácil), com os recursos de: secagem rápida; bom caimento; textura macia; tecido leve que não esquente ao contrário deixe a sensação de frescor; permita transpiração; e tenha a propriedade de no final do dia a peça estar sem nenhum odor, como se tivesse acabado de sair da máquina de lavar. Os fabricantes que perceberam isso – já saíram na frente – e oferecem produtos atendendo parte ou todas estas especificações! Só para se ter idéia, atualmente pode se pescar com camiseta manga longa confortavelmente como se estivesse usando manga curta e com muito mais proteção.
Vale a pena interagir com outras pessoas sejam pescadores ou não, ter o feedback e a certeza de adquirir um produto confiável, que vai fornecer a proteção desejada para a prática do seu hobby ou esporte preferido, sem prejuízo para sua saúde.
Se você ainda separa suas roupas velhas para pescar, já passou da hora de reavaliar os seus conceitos.
Quando possível, ótimas pescarias!!!


Apoio

Guss Produções www.gussproducoes.com.br
Maré Iscas www.mareiscas.com.br
Massas e Produtos Petersen www.petersen.com.br
Deconto Iscas Artificiais www.morodeconto.com.br
Moro Fishing www.morofishing.com.br
Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br
A Radio Atividade www.aradioatividade.com.br
Uhobby www.uhobby.com.br

Comentários
Loading...