CAMINHOS BRASIL-JAPÃO: Com 7 lives simultâneas, ação da Japan House São Paulo mostra os caminhos marcantes para a comunidade nikkei

Para celebrar os 125 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e também para marcar a integração da comunidade japonesa que imigrou para o país, a Japan House São Paulo promove neste domingo (6), a partir das 10h, a ação “Caminhos Brasil-Japão”. Com duração de cerca de 1h30, a caminhada contará com seis diferentes percursos pela cidade de São Paulo que ressaltam os temas Artes, Atualidades, Cultura, Esportes, Gastronomia e Memórias Brasil e Japão, e serão transmitidos ao vivo, por meio de sete canais de streaming simultâneos, um para cada rota e o sétimo comandado pela atriz e apresentadora Bruna Aiiso, que fará uma apresentação dos destaques de cada caminho. A ação contará com libras e integra a Jornada do Patrimônio 2020, a ser realizada pela Prefeitura de São Paulo, deste sábado (5) até o próximo dia 12.
Partindo ao mesmo tempo e de distintos pontos da cidade, personagens de destaque para as relações entre os dois países encontram informalmente convidados e, juntos, caminham em direção à Japan House São Paulo, apresentando histórias que contam e celebram essa importante relação, visitando locais marcantes para a comunidade japonesa na cidade. Em alguns destes pontos, serão recebidos por anfitriões que, com seus relatos, vão enriquecer ainda mais a iniciativa.
Sob a liderança de Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, a atividade marca a expansão das atividades da instituição para além dos muros da sede física, localizada na Avenida Paulista, 52. “Entendemos nosso papel de comunicar o Japão de hoje de diferentes formas, que vão além do vasto conteúdo que apresentamos na sede física e na programação intensa realizada no universo online da instituição, com o projeto #JHSPONLINE implementado com grande sucesso no início da pandemia. Essa caminhada chega para marcar o início desse momento de expansão para outros espaços físicos ao mesmo tempo que celebra e congratula a enorme comunidade nikkei”, afirma Klug.
Ao todo, as rotas somam 24 quilômetros de importantes histórias, que ficarão como legado para a cidade de São Paulo e disponíveis posteriormente para todos que tiverem interesse em fazer os roteiros para aprender ainda mais sobre como a união entre os dois países vem se fortalecendo nos últimos 125 anos, contadas por cada um dos participantes da ação. “Ficamos felizes em poder reunir em um só dia tantos apaixonados pelo Japão e pelo Brasil, em uma caminhada inovadora que deixará de presente para a cidade tantas histórias dessa importante relação”, comemora Klug.

Arte (divulgação)

Artes  Em Artes, Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa, trilha o caminho acompanhado pelos artistas Zezão, Gabriel Ribeiro (Gabs) e Catarina Gushiken, partindo do Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, local que representa a história da imigração, do começo com a agricultura e o café culminando na grande parceria e amizade Brasil e Japão.

Galeria Joh Mabe (divulgação)

Passam ainda pelo Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa e pelo Hotel Unique com a exuberante arquitetura de Ruy Ohtake, que recorreu ao traço inusitado ao criar um arco invertido e suspenso, incapaz de passar despercebido e na Galeria Joh Mabe, serão recebidos por Yugo Mabe Junior, chegando à sede da Japan House São Paulo 5,3 km depois.

Atualidades (divulgação)

Atualidades – O jornalista Ricardo Cruz é o personagem que encabeça o percurso de Atualidades, recebendo pelo caminho Rafael Gushiken, com quem conversa sobre diferentes temas atuais do Japão, partindo da Fundação Mokiti Okada – instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver atividades, cursos e projetos nas áreas de arte, cultura, alimentação, agricultura natural, meio ambiente, educação e saúde.
Lá, serão recebidos por Marcos Antonio Baptista Resende (Presidente) e Erisson Thompson, e partem para Associação Hokkaido, seguindo para a Escola de Educação Infantil Multicultural Brasil Japão Mutsumi Youtien, que ensina japonês desde o berçário, onde serão recebidos pela anfitriã Saniy Onishi e Yuka Shimizu. E fechando o trajeto de 4km, antes de chegar à Japan House São Paulo, realizam uma última parada na Associação Ishikawa-Ken.

Cultura (divulgação)

Cultura – No trajeto Cultura, que homenageia também os 129 anos da Avenida Paulista (a ser celebrado em 08/12), Eric Klug caminha os 2,6 km da avenida que é o principal corredor cultural da cidade. Ele parte do Instituto Moreira Salles, onde será recebido por Marcelo Araújo, Superintendente-executivo do IMS,   com destino à Japan House São Paulo realizando as seguintes paradas pelo caminho: no Hotel Blue Tree, onde encontrará a anfitriã Chieko Aoki, Masp.

Masp, um dos ícones da capital paulista (divulgação)

No caminho receberá o convidado Toshio Ichikawa, Presidente do Kenren, que o acompanhará em parte do trajeto, em direção ao Centro Cultural Fiesp/Sesi, escultura Tomie Ohtake – momento em que encontrarão Akira Kusunoki , Cônsul geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo – Itaú Cultural, SESC Avenida Paulista, no encontro com Aurea Leszczynsku Vieira Gonçalvez e Casa das Rosas.

Esportes (divulgação)

Esportes – O tema Esportes é referenciado a partir do Jardim Japonês localizado no Parque da Aclimação. Com 4,2 km, o percurso terá como personagem Pedro Henrique Gonçalves da Silva, mais conhecido como Pepê Gonçalves, canoísta olímpico de slalom, um dos atletas de maior destaque do Brasil na atualidade, já classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
O jornalista Marcelo Duarte e os atletas, Fernando Kuroda, Thais Makino, Rogério Saito e Patricia Hamamoto serão os convidados para acompanhá-lo no trajeto, que passará ainda por quatro paradas, são elas: Instituto Fukuda, aonde encontram o anfitrião Ricardo Fukuda e Associação Kumamoto Kenjin do Brasil.

Gastronomia (divulgação)

Gastronomia – Para ressaltar a riqueza nipônica da Gastronomia, uma rota de 4,2 km revela pontos de destaque sobre a história e visão gastronômica da relação dos dois países e traz como guia e personagens Telma Shiraishi, chef do restaurante Aizomê e Hideki Uehara, fundador do GoHanGo e cozinheiro no Tamashii Ramen. O caminho parte da Rua Conde de Sarzedas – conhecida também como Rua dos Japoneses – como forma de celebrar o local que significa esperança por dias melhores para os imigrantes, desde 1912, ano em que começou a ser ocupada por novos moradores vindos do país nipônico.

Tradicional Feirinha da Liberdade (divulgação)

A primeira parada do trajeto será na Associação Okinawa Kenjin do Brasil e de lá, seguem para feira da Praça da Liberdade e abordam outros estabelecimentos e locais importantes para a gastronomia japonesa no Brasil como pastelarias, izakayas, mercados e restaurantes, sendo recebidos por anfitriões como Yoshi Higuchi, do Kintaro. Durante o trajeto, Telma e Hideki terão como convidados Cesar Yukio, chef pâtissier referência em Confeitaria Contemporânea Japonesa conhecida como Yogashi e Taka Higuchi, Chef e sumotori, que falam sobre suas experiências.

Memórias Brasil e Japão (divulgação)

Memórias – Em Memórias Brasil e Japão, a caminhada de 3,7 km de distância parte do Bairro da Liberdade, berço da Imigração Japonesa no Brasil, mais precisamente do Jornal Nikkey Shimbun, importante veículo de comunicação nipo-brasileira. Para guiar a caminhada a partir de lá e contar suas memórias, estará Claudio Kurita, diretor de operações, eventos e institucional da Japan House São Paulo, que ao longo do trajeto que conta com seis paradas, recebe como convidados Hayao Hirata, Pedro Yuri Tani Souza e Seiko Tani.
Esta importante rota segue pelo Largo da Pólvora, Nikkey Palace, passando pela sede do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), local onde serão recebidos pelo anfitrião Renato Ishikawa, Templo SotoZen, Yamaguchi Kenjin e o Hiroshima Kenjinkai do Brasil.
Para acompanhar a transmissão ao vivo de todo o trajeto e ouvir as histórias contadas por cada um dos participantes, basta acessar no dia do evento, o site https://www.japanhousesp.com.br/.


Caminhos Brasil | Japão

Quando: 6 de dezembro, das 10h às 11h30
Onde: https://www.japanhousesp.com.br/
Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:
Site: https://www.japanhousesp.com.br/
Facebook: www.facebook.com/JapanHouseSP/
Instagram: @japanhousesp
Twitter: twitter.com/japanhousesp
Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Comentários
Loading...