Bunkyo inicia 2020 preocupado em valorizar as relações humanas; cônsul destaca ano movimentado

(Jiro Mochizuki)

Apesar de todo avanço tecnológico, com as redes sociais ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas, nada pode substituir as relações humanas. A afirmação é do presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Renato Ishikawa que, discursando em nome das cinco principais entidades nikkeis – Bunkyo, Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil) e Aliança Cultura Brasil-Japão – responsáveis pela organização da Celebração de Ano Novo – o primeiro Shinnenkai da Era Reiwa – realizada no último dia 3, afirmou que considera as relações pessoais “extremamente importantes”.
São a base de tudo”, garantiu, lembrando que, “outro dia, quando o presidente mundial da Jica (Japan International Cooperation Agency), Shinichi Kitaoka, esteve no Brasil [para comemorar os 60 anos do início da cooperação econômica Japão-Brasil, iniciada em 1959], ele me perguntou qual o segredo para se ter sucesso na recuperação do Hospital Santa Cruz. Respondi que as relações humanas são a base de tudo. Cuidar das pessoas foi o que norteou minha carreira e é o que continuo fazendo. Busco sempre respeitar o meu limite e o limite do outro, seja nas relações familiares, entre amigos ou profisisonais”, explicou Ishikawa, acrescentando que a chegada de mais um novo ano “também é uma ocasião para, em conjunto, buscarmos fortalecer nosso espírito, alimentado-o com fé, esperança e confiança em nossa capacidade transformadora de sonhos e projetos em realidade”.

Presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa discursa em nome das entidades participantes (Jiro Mochizuki)

Evidência – O mandatário lembrou ainda que, “no Japão, na Era Reiwa, do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, em 2020, estará em evidência mundial com as realizações das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio a partir de julho próximo”. E finalizou desejando muito sucesso aos organizadores “esperando que este acontecimento contribua sobremaneira para movimentar o intercâmbio Brasil-Japão”.
A 32ª edição dos Jogos Olímpicos, o maior evento esportivo do planeta, também foi um dos temas do discurso do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Ele destacou que o Consulado Geral do Japão em São Paulo vai investir na publicidade dos Jogos com atividades na Japan House São Paulo.
Para o cônsul, “o ideal” seria que “muitos atletas japoneses e brasileiros conquistem medalhas”. E fez um convite para que os brasileiros visitem o país sede.
Yasushi Noguchi lembrou ainda, que no ano passado, o Japão passou por uma grande mudança com a entronização do novo imperador, Naruhito. “Ficamos muito felizes porque aqui, do outro lado do mundo, a comunidade nikkei realizou uma Cerimônia de Entronização. No Japão, esta gentileza, mostrando solidariedade ao novo imperador, foi muito reconhecida”, disse o cônsul, acrescentando ainda que, em 2019, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o presidente Jair Bolsonaro se reuniram em três ocasiões: na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos, na Suíça, na Reunião de Cúpula do G20, em Osaka, no Japão, e na Cerimônia de Entronização do novo imperador.

Cônsul Yasushi Noguchi agradeceu a comunidade nikkei (Jiro Mochizuki)

Ano movimentado – “Isso mostra uma aproximação cada vez maior em nível parlamentar e espero que em 2020 essas relações se intensifiquem ainda mais”, disse Noguchi, explicando que 2020, a exemplo do ano passado, também será bastante movimentado.
“Em fevereiro teremos a realização da Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, no Nippon Country Club; em março o Kenren realizará a segunda edição do Simpósio dos Organizadores de Festivais do Japão; em maio a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho organizará o 17º Congresso Latino-Americano de Ex-Bolsistas; em junho teremos as celebrações do Dia Nacional da Imigração Japonesa e o Dia Internacional do Nikkei; e em julho, como acontece todos os anos, o Kenren realizará mais uma edição do Festival do Japão”, destacou Noguchi, que parabenizou o Kenren por seus esforços no sentido de disseminar o conceito do Festival do Japão pelo país. “Desta maneira, mais e mais brasileiros podem conhecer a cultira e os costumes japoneses”, ressaltou Noguchi.

Homenagem – A Celebração de Anovo Novo contou ainda com participações especiais do Coral Feminino do Bunkyo e do Grupo Min. Na ocasião, Olga Ishida, artista plástica e esposa de Renato Ishikawa, foi homenageada pelos presidentes das cinco entidades realizadoras por sua contribuição â Cerimônia de Entronização, quando produziu e confeccionou cerca de mil taças de cerâmica que foram distrubuídas para os convidados. A cerimônia prosseguiu no Hall de entrada do Bunkyo, onde foi servido um jantar.

Cônsul e presidentes das cinco principais entidades nikkeis; ao fundo, o Coral Feminino Bunkyo (Jiro Mochizuki)
Comentários
Loading...