Autor da lei que instituiu o Dia Internacional do Nikkei em SP, Aurélio Nomura quer celebrar data com ‘muito entusiasmo’

(Divulgação)

Preservar e difundir os valores nikkeis dos pioneiros para manter as tradições da cultura japonesa para as próximas gerações e divulgar para o público em geral, além de fazer junto à coletividade eventos que possam marcar e enaltecer a cultura japonesa. Este é o objetivo da Lei nº 17.169, de autoria do vereador Aurélio Nomura, que criou em São Paulo o Dia Internacional do Nikkei, a ser celebrado sempre no dia 20 de junho.
A data foi instituída em 2018 na Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, dando-se, assim, início, em 1868, à história da imigração japonesa.
No ano passado, a data foi comemorada no dia 25 de junho, no Grande Auditório do Bunkyo – que ficou lotado –, com a realização do painel “Os legados de uma cultura”. O evento contou com participação do professor da ECA-USP, Clóvis de Barros Filho; da chef Telma Shiraishi e do jornalista Márcio Gomes, que debateram e refletiram em torno das contribuições dos valores nikkeis para a sociedade brasileira.

Galhardia – Este ano, devido a pandemia do covid-19, o evento será realizado de forma virtual. Em sua mensagem para a comemoração da data, o vereador destaca que esse projeto foi elaborado por solicitação, colaboração e empenho do Bunkyo, da JCI e da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, que levaram a proposta até seu gabinete. “É o primeiro projeto transformado em lei no mundo que cria o Dia Internacional do Nikkei”, diz o vereador, referindo-se à Lei 17.169/2019.
O parlamentar observa ainda que “a festa deveria ser grandiosa nesse ano, juntamente com o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei, a JCI Brasil-Japão e com inúmeras entidades nipo-brasileiras”, mas que tem de ser comemorada virtualmente devido ao difícil momento que vive o mundo todo.
“Espero que todos nós possamos comemorar este ano com galhardia dentro dos nossos corações e que o espírito daqueles pioneiros possa ser cada vez mais enaltecido dentro da nossa memória e da memória de todos os nossos amigos”, destaca o vereador Aurélio Nomura.

Inovação – O parlamentar nikkei também agradece as entidades que solicitaram a elaboração do Projeto de Lei sobre o tema. Um dos feitos é que o PL foi aprovado rapidamente na Câmara Municipal e virasse Lei, além de ser o primeiro a ser aprovado em votação virtual, inovação implantada na Câmara Municipal de São Paulo no ano passado para dar mais celeridade às matérias.
“Quero agradecer ao Dr. Renato Ishikawa, nosso presidente do Bunkyo, que foi um grande colaborador desse projeto e um grande entusiasta, agradecer ao Alexandre Kawase, agradecer a Carla Okubo, agradecer a Márcia Nakano e ao Ricardo Nishimura e ao Roberto Nishio, que são, de fato, os autores dessa Lei”, diz o vereador Aurélio Nomura em sua mensagem que será transmitida durante a live.

Serviço – O Dia Internacional do Nikkei será comemorado com uma Live especial no próximo dia 20 de junho, às 20h, com a participação de cantores e personalidades nikkeis do Brasil e de outros países, destacando os valores nipo-brasileiros ditos pela voz da comunidade em diversas cidades do Brasil.
A transmissão será através do Youtube: www.youtube.com/bunkyodigital e na poágina do Facebook: www.facebook.com/bunkyodigital.
(com Aldo Shiguti)

Comentários
Loading...