Apaex e Sejuf promovem 1º Simpósio Paranaense de Justiça, Ética e Compliance

Felipe Hayashi discursa na presença de organizadores, convidados e participantes do Simpósio (divulgação)

Foi realizado no dia 4 de março, no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba (PR), o 1º Simpósio Paranaense de Justiça, Ética e Compliance. Idealizado e organizado por Felipe Hideo Hayashi, delegado federal e atualmente chefe da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, e pelo presidente da Apaex (Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão), Rodrigo Schmidt, o evento teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais dos setores públicos e privados sobre a importância da ética, justiça, integridade, governança e do compliance como fatores de desenvolvimento sustentável.
Destinado a servidores públicos, colaboradores do Sistema S, empresários, profissionais e estudantes, o Simpósio contou com apoio de várias entidades, entre elas a CCIBJ PR e a Jica (Japan International Cooperation Agency).
Na ocasião, o novo cônsul geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi discursou na abertura enaltecendo a importância da capital paranaense como cidade que se destaca na luta contra a corrupção. Já Atsunori Kadoya, da Jica, destacou a importância do compliance em instituições públicas e privadas enquanto o deputado federal e secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, falou sobre o compliance como forma de combate à corrupção para se garantir uma melhor administração.

Painéis – “Esse evento surge dentro de um contexto nacional, que é debater importantes temas na área de governança, risco e conformidade, especialmente aqui no Estado do Paraná, onde estamos implementando, seguindo diretrizes da Controladoria do Estado, o programa de integridade em toda a administração pública”, justificou o Chefe do Departamento de Justiça, Felipe Hideo Hayashi.
O presidente da Apaex, Rodrigo Schmidt, ressaltou que a associação tem promovido e apoiado vários eventos relacionados à governança, com o suporte da Jica. “Como o compliance vem sendo desenvolvido também na Fecomércio e em todo o Sistema S, foi uma ideia, juntamente com o Departamento de Justiça da Secretaria de Estado, promovermos esse evento. Envolvemos outros órgãos da administração pública e também vários parceiros que se agregaram a este projeto, pela relevância que o compliance tem todas as instituições, sejam públicas ou privadas”, destacou.
Foram três paineis que abordaram compliance anticorrupção, investigações e cooperação, ética e proteção de dados, governança, gestação de riscos e controle interno. Dentre os palestrantes vários nomes que são destaques nacionais.

(Divulgação)

Futuro – O encerramento ficou a cargo do procurador geral da República, Deltan Dallagnol. Segundo ele, cabe a cada um de nós o exercício da cidadania, através do voto consciente, a possibilidade de mudança. Dallagnol disse ainda que, apesar de adversidades “sejamos perseverantes para que criemos um futuro melhor para aqueles que mais prezamos”.
Como apoiadora do evento, a CCIBJ PR entregou brindes aos palestrantes e mediadores do evento, que foram disponibilizados pelos membros da Câmara. Já os saquês foram fornecidos pelo Izakaya Hyotan através de seu diretor de eventos, Keiji Mistunari Júnior, e a fabricação dos ochoukos personalizados ficou a cargo da associada Julie Inada da Entorno Cerâmica.
(Com informações da Fecomércio PR. Colaborou: Bruna Hara)

Comentários
Loading...