AKIRA SAITO: Zanshin

“Manter a atenção e o espírito alerta, sempre”

Em alguns lugares, a flexibilização está levando pessoas a sair de seus lares e a economia parece ter uma fagulha de luz no final do túnel. Isso significa que tudo melhorou? Podemos dizer que a motivação para que dias melhores cheguem logo, sim, isso melhorou, mas as condições em relação ao contágio e ao vírus em si, isso não melhorou, ou se formos analisar melhor, talvez até tenha piorado, já que há mais pessoas nas ruas, aumentando o fator de exposição.
Por este motivo, é preciso ter consciência de se proteger ainda mais do que antes, é preciso estar atento aos locais, objetos, ao uso correto da máscara (número de horas), higienização constante das mãos, enfim, dar ainda mais atenção aos fatores de prevenção.
No Budo (Caminho Marcial) os praticantes aprendem através dos treinamentos, a observação relacionada à autopreservação, a manter a mente atenta a qualquer tipo de situação. O “Zanshin” é o que pode definir entre “haver” ou não um combate, já que a sua percepção poderá evitá-lo, antecipando uma ação desnecessária.
Assim também deve acontecer no nosso dia a dia, mantermos nossa atenção focada, não baixar a guarda, o momento se faz necessário para que uma batalha não seja perdida nos momentos finais, quando há um relaxamento natural.
O momento pede atenção e cuidado e a segurança neste caso, minha e sua, depende de todos nós!!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

Comentários
Loading...