Acordo comercial Japão-Reino Unido pós-Brexit entrará em vigor sexta feira

31/12/2020 – 09:49:08 JST – TÓQUIO – Um acordo comercial pós-Brexit entre o Japão e o Reino Unido deverá entrar em vigor na sexta-feira, garantindo a continuidade dos negócios e fortalecendo a relação bilateral, já que Londres busca aderir ao maior acordo de livre comércio da Parceria Trans-Pacífico.

Uma nova era para o Japão e a Reino Unido começou

Os dois países assinaram o Acordo de Livre Comércio (A sigla em inglês é FTA) bilateral em outubro, já que o atual pacto comercial Japão-União Européia não cobre mais o Reino Unido depois de quinta-feira, o final do período de transição após sua saída da União Européia em janeiro de 2020.

A falta de um acordo pode ter resultado na imposição de tarifas mais altas a ambos os países.

O acordo duplica em grande parte o ALC Japão-UE, incluindo a eliminação gradual das tarifas britânicas sobre os automóveis japoneses até 2026 e a remoção imediata de suas tarifas sobre a maioria dos produtos agrícolas japoneses, como a carne bovina e o chá.

Sob o pacto, o Japão não estabeleceu um novo tratamento preferencial para as importações agrícolas britânicas, embora a questão tenha sido um dos principais pontos de pauta em seus quatro meses de negociações até outubro.

O Ministro das Relações Exteriores japonês Toshimitsu Motegi e a Secretária Britânica de Comércio Internacional Liz Truss assinaram o acordo em Tóquio. O acordo com o Japão foi o primeiro pacto comercial do Reino Unido com uma grande economia, após sua saída da União Européia.

Ambos os lados concluíram o processo de ratificação interna em dezembro.

As regras sobre comércio eletrônico e serviços financeiros estabelecidas no acordo Japão-Reino Unido se tornaram mais ambiciosas do que no pacto Japão-UE, incluindo a proibição de os governos solicitarem às empresas a divulgação de algoritmos utilizados na tecnologia de inteligência artificial e dados criptografados.

Londres disse que o acordo com Tóquio é um grande trampolim, pois aspira a aderir ao TPP, um TLC regional anteriormente chamado Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Trans-Pacífico.

A parceria envolve 11 países, tais como Japão, Austrália, Canadá e Vietnã.

==Kyodo

Comentários
Loading...