A importância da equipe multidisciplinar

Nanci e coach do clube Itaim Keiko A importância da equipe multidisciplinar

Acompanho e estudo a evolução do tênis de mesa desde 1971.
Muitos me fazem a mesma pergunta em nossa modalidade, querendo comparar, Severo (1948 a 1955) Biriba (1955 a 1965), Inokuchi (1973 a 1983), Kano (1985 a 1995), Hoyama (1996 a 2012) e Calderano (desde 2014 e hoje ocupa a 6º posição no ranking Mundial).
A mesma polêmica existe no futebol, lembrem do Brasil campeão mundial de 1970, de Pelé, Rivelino, Gerson, Tostão e Jairzinho que não pode ser comparado com os atuais; vendo no vídeo as jogadas e táticas, eles pareciam estar em câmera lenta, eram atletas despreparados, sem orientações, sem acompanhamento cientifico, sem tecnologia, porém com muito talento, criatividade e dedicação.
O mesa-tenista de alto nível tem uma equipe por trás deles, o que dá um grande diferencial numa final de partida.
Hoje, com muito mais recursos, o caminho para a vitória são detalhes que a equipe multidisciplinar pode proporcionar do atleta, tais como:
Técnico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Preparador Físico, Medico Esportivo, Nutricionista e o ”coach”.
O papel do Coach, na atualidade, ganhou sua importância pelos resultados em competições, obtidos pelo suporte deste profissional no atingimento dos objetivos traçados. Com técnicas e ferramentas especificas para cada atleta, permitem que em momentos decisivos, durante as partidas, seja utilizado o seu potencial máximo; diante das evidências ganha seu espaço na equipe multidisciplinar.
Nanci Toshie Yamada – mãe da medalhista Pan-americana Jessica é a Coach do clube Itaim Keiko JJYAMADA. Formada em Serviço Social na PUC, pos graduada na FAAP, trabalhou 25 anos em RH e Coach e Terapeuta Integrativa: Hipnose Clinica, Meditação, Thetahealing, Reiki, Barra de Access.
O sucesso do clube Itaim Keiko/JJYAMADA, talvez seja esse trabalho em paralelo que fazem semanalmente, pois ele tem quase a equipe completa de profissionais. Portanto, na minha opinião, não temos como comparar atletas do passado com os atuais, em termos de velocidade, técnica, força física, preparação, podemos comparar sim, apenas suas virtudes e talentos.

Comentários
Loading...