3º Rio Matsuri espera cerca de 60 mil pessoas em quatro dias

Na segunda edição, Rio Matsuri recebeu mais de 40 mil visitantes no Pavilhão 4 do Riocentro
Na segunda edição, Rio Matsuri recebeu mais de 40 mil visitantes no Pavilhão 4 do Riocentro

O Rio Matsuri – Festival da Cultura Japonesa do Rio de Janeiro – chega a sua terceira edição nesta sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira (feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio), no Riocentro (zona Oeste da cidade), com expectativa de receber um público estimado em mais de 60 mil pessoas e disposto a se consolidar entre os principais eventos da segunda maior cidade do país.

Realizado pela GL events – grupo francês que administra também o São Paulo Expo – e pela Tasa Eventos, comandada por Takao Sato – um dos principais especialistas em matsuris do país – com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo, à Cultura – Lei do ISS – o Rio Matsuri promete transformar a Cidade Maravilhosa na capital nacional da cultura e da culinária japonesa nesses quatro dias.

Os visitantes terão oportunidade de vivenciar tradições milenares e usufruir a moderna tecnologia que fizeram do Japão um país rico em contradições e uma das principais potências econômicas do mundo na atualidade. Durante quatro dias, o público poderá de participar de workshops (mangá, origami e gastronomia, entre outros) e conferir exposições culturais, artes marciais, danças – desde o tradicional bon odori à contemporea yosakoi soran – e apresentações artísticas de renomados artistas como Pâmela Yuri, Cintia Nishimura e Fábia Tanabe e Norton Miasake – além de grupos de taiko, como o Wakadaiko e o Rio Nikkei Taikô.

 

Sexta Otaku – O Rio Matsuri promete agradar também os fãs de animê e mangá. Os “otakus” – como são conhecidos – ganharam não só um palco só para eles como também um dia especial – a Sexta Otaku – com uma programação intensa e com muita interatividade, com desfile de Moda Harajuko, youtubers, dubladores e o DJ japonês Sunamori.

Considerado uma referência no gênero de anime songs em todo mundo, Sunamori já passou pelos principais festivais de animes do planeta e esteve recentemente na Nigéria, onde apresentou seu trabalho no África International Film Festival. Compositor de trilhas sonoras para games, como o hit Square-Enix do game Grimmsnotes, o DJ está no Brasil especialmente para se apresentar no Rio Matsuri.

No palco principal, os Danger 3 (Rodrigo Rossi, Larissa Tassi e Ricardo Cruz), primeira banda brasileira a abraçar o gênero conhecido como anime song, vão interpretar os temas musicais dos desenhos animados japoneses além de músicas para games, mangás, séries de super-heróis e temas de programas de TV.

 

Flashman e Power Rangers – Verdadeiros clássicos que marcaram gerações, as séries Flashman e Power Rangers se encontram no festival em um painel inédito com Kihachiro Uemura, o Green Flash, e Walter Jones, o Black Ranger. Os atores de duas das principais séries de live action se juntam pela primeira vez para falar do universo tokusatsu – como é chamado esse tipo de programa no Japão -, desde as curiosidades até o fascínio do público pelos heróis décadas depois. Essa é, também, a primeira vez que Uemura vem ao Brasil.

Concurso Cosplay da WCS será seletivo para a grande final nacional
Concurso Cosplay da WCS será seletivo para a grande final nacional

World Cosplay Summit – O Rio Matsuri também será palco de mais uma seletiva do World Cosplay Summit (WCS), agora sob organização da produtora Dueto, a mesma que trouxe ao Brasil nomes como Björk, Madonna, Daft Punk, Rolling Stones, entre outros. O concurso acontece no domingo no palco principal do Rio Matsuri e vale vaga para a grande final  nacional do WCS, marcada para o dia 24 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, no último dia da Geek Nation Brasil.

Quem também promete encantar adultos e crianças é o “mago dos balões”,  Luciano Takeda. Ele iniciou sua carreira na área de entretenimento no ainda Japão, na cidade de Suzuka, e hoje utiliza sua experiência de mais de 15 anos aliada às técnicas avançadas de twister com balões, criando esculturas em balões.

 

O grupo Wakadaiko, de Maringá, promete encantar o público
O grupo Wakadaiko, de Maringá, promete encantar o público

Saikyou e Wakadaiko – Outra atração que deve chamar a atenção do público é o grupo de yosakoi soran Saikyou, da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá). Criado em 2007 com o objetivo de formar e desenvolver crianças e jovens integrados aos valores culturais e sociais através da dança Yosakoi Soran – dança contemporânea japonesa originada da combinação de tradições vindas de duas províncias do Japão (o”Yosakoi”, dança da província de Kochi, que significa Yoru Ni Koi (venha a noite); e o “Soran”, da província de Hokkaido), o grupo conta atualmente com cerca de 70 integrantes, com idade entre 5 e 75 anos.

No currículo conta com títulos do Festival Brasileiro de Yosakoi Soran na categoria Adulto (2010, 2011 e 2013 – além do Grand Prix em 2012 – que rendeu como prêmio uma viagem ao Japão) e sagrou-se também tricampeão na categoria Juvenil (em 2013, 2014 e 2015) e campeão na Máster (2015). Conquistaram ainda o bicampeonato (2016 e 2017) da categoria Danças Populares e Geral do Festival de Danzas del Mercosur, realizado na Argentina, e em 2017 o grupo participou pela primeira vez do 35º Festival de Danças de Joinville – considerado pelo Guinness Book como o maior Festival de Danças do Mundo –  conquistando o primeiro lugar na categoria “Danças Populares” e também o prêmio de “Grupo Revelação” do Festival.

No Rio Matsuri, o público poderá conferir a dança contagiante, alegre e colorida do Saikyou  nos quatro dias de evento, sendo que na sexta e na segunda, o grupo se apresentará com outra atração “made in Maringá”, o grupo de taikô Wakadaiko.

O nome Wakadaiko deriva da junção de duas expressões japonesas: wakai = jovem e taiko = tambor. O grupo, identifica-se com o estilo Kawasuji Daiko que incorpora elementos tradicionais e contemporâneos da cultura do taiko e atualmente reúne cerca de 50 integrantes.

 

O Grupo Awa Odori Represa é uma das atrações confirmadas
O Grupo Awa Odori Represa é uma das atrações confirmadas

Awa odori – De São Paulo o grupo Represa  vai apresentar pela primeira vez no palco do Rio Matsuri o Awa Odori, dança folclórica da província de Tokushima, e que costuma atrair muita gente por onde apresenta, com os homens e seus movimentos aparentemente desordenados, e as mulheres com seus movimentos leves e sensuais com trajes típicos da região (Yukatá), Kassá (chapéu de palha) e o Gueta (tamanco de madeira). Fora a coreografia, que é sempre um espetáculoi à parte.

 

Mascotes e foca-robô – O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro também estará presente nesta terceira edição através da exposição Dô: a caminho da virtude, representando diversas artes marciais tradicionais. Já no estande localizado próximo à entrada principal, o público poderá interagir com Paro, uma foca-robô bebê utilizada para fins terapêuticos e conhecida por todo o mundo e tirar fotos com Miraitowa e Someity, mascotes dos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio-2020.

O estande do Consulado também irá distribuir revistas e folhetos ilustrativos, guias de viagem, divulgação de informações culturais, turísticas e sobre visto, além de orientação sobre as bolsas de estudo oferecidas pelo governo do Japão.

Não poderia ficar de fora o tradicional Concurso Miss Nikkei Rio de Janeiro. Comandado pelo apresentador e artista Kendi Yamai, o evento vai eleger a mais bela descendente de japoneses e que terá a missão de representar o Rio de Janeiro na grande final que acontece em São Paulo, no palco da 23ª edição do Festival do Japão, outro importante evento da cultura japonesa realizada anualmente pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil).

Os visitantes também terão oportunidade de experimentar esportes olímpicos, como os tradicionais judô e sumô, e os recém incorporados beisebol e surfe.

 

Gastronomia – Reconhecida em 2013 pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade e considerada “carro-chefe” de qualquer matsuri, a culinária japonesa ganhou um destaque à parte no Rio Matsuri.

Além da praça de alimentação no pavilhão 4 do Riocentro, com cerca de 20 restaurantes – com participação das associações nikkeis de Tinguá e Papucaia, além da Rio Nikkei – a edição deste ano apresenta também o 1º Festival de Gastronomia Rio de Janeiro (veja matéria nesta página).

Este ano, Kendi Yamai conduzirá a apresentação do Rio Matsuri ao lado da simpática jornalista e apresentadora da EPTV (afiliada da Rede Globo em Campinas), Cris Ikeda, que fez sua “estréia” no universo nikkei no Jungle Matsuri, realizado no ano passado em Manaus (AM) como parte das comemorações dos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia. Descendentes de japoneses, Cris Ikeda disse ao Nippak que “é uma oportunidade incrível poder ter contato com a minha cultura e raízes”.

 

O mesa-tenista Hugo Hoyama será o homenageado este ano
O mesa-tenista Hugo Hoyama será o homenageado este ano

Hugo Hoyama – A exemplo da segunda edição – quando homenageou o empresário Hirofumi Ikesaki – também este ano o Rio Matsuri prestará homenagem a uma personalidade nikkei. Trata-se do técnico Hugo Hoyama, considerado o principal mesa-tenista do país.

Ao Nippak, Hoyama disse que se trata de um reconhecimento aos seus 44 anos dedicados ao tênis de mesa. “Homenagens como essa é motivo de orgulho e serve de incentivo para continuar batalhando cada vez mais”, disse Hoyama, que contabiliza participação em oito olimpíadas – sendo seis como jogador e duas como técnico – e em 9 pan-americanos – sete como atleta e duas como treinador. Ao longo de sua vitoriosa carreira, conquistou 15 medalhas em Pan-americanos – 10 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze – ficando atrás apenas do nadador Thiago Pereira.

Agora, ele se prepara para comandar a equipe feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A classificação veio em outubro, em Lima, no Peru, no Pré-Olímpico Latino de Equipes após uma final tensa contra Porto Rico – vencida pelas brasileiras por 3 a 0.

 

Parcerias – Para Takao Sato, a terceira edição do Rio Matsuri tem tudo para se consolidar entre os grandes eventos da cidade do Rio de Janeiro e se posicionar entre os principais matsuris do país. “Além de uma parceira como a GL, temos a presença das quatro entidades nikkeis do Rio – Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), Câmara do Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei) e a Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Rio Nikkei) – que assimilaram e se uniram em torno do evento, além é claro, do apoio do Consulado Geral do Japão do Rio de Janeiro. Para nós é uma grande alegria poder mostrar o que temos de melhor, colocando, assim a cultura japonesa em destaque na segunda maior cidade do país”, explicou Takao Sato.

(Aldo Shiguti)

 

Rio Matsuri 2020

Datas: 17 a 20 de janeiro

Local: Riocentro – Pavilhão 4 –  Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca.

Classificação etária: livre

Ingressos: de R$ 35 a R$ 40, dependendo do lote (com direito à meia entrada prevista por lei). Crianças de até 10 anos não pagam.

Cosplayers também terão benefício à meia entrada.

Matsuri Experience: R$ 90 Vendas pelo site:

www.riomatsuri.com.br

 

 

PROGRAMAÇÃO DO PALCO OTAKU

SEXTA-FEIRA (17)

10H: Desafio Gamer

12H: Crunchyroll apresenta: The Ancient Magus’ Bride

13H30: Diversão Offline: “Quest Lenda dos 5 anéis” – Game Chinchila & Mestre Pedro K

14H: Painel Youtubers Bunka Pop e Coxinha Nerd

15H30: O Cenário e-sports dos jogos de luta japoneses e Desafio gamer  – Brolynho

16H30: Os Bastidores da dublagem pelas vozes de Ash e Naruto Úrsula Bezerra, Charles Emmanuel

17H30: Pocket Show – Kauan Okamoto

18H: Desafio Gamer

19H: Desfile Cosplay Kids e Desfile Cosplay Adulto

20H30: DJ Sunamori

SÁBADO (18)

10H: Desafio Gamer

12H: Crunchyroll apresenta: Mob Psycho 100

13H: Moda Harajuku – Vitória Barros e Alessandra Lessa

14H: A versatilidade da voz feminina na dublagem – Tatiane Keplmair, Flávia Saddy, Ana Lúcia Menezes

15H30: Painel: Kihachiro Uemura

16hH30: Painel Youtubers – Bunka Pop

17H45: Diogo Miyahara & Toku Hero Cosplay

18H30: Diversão Offline: Party Game – Didi Braguinha e Jack Explicador

19H: Desfile Cosplay Kids e Desfile Cosplay Adulto

20H30: Desafio Game

DOMINGO (19)

10H: Desafio Gamer

12H: Crunchyroll apresenta: Rising of the Shield Hero

13H30: Diversão Offline: “Imagem e Ação – oriental – Fernando Caruso, Rafael Studart e Ulisses Mattos

14H: 35 anos de Dragon Ball – Mais Geek recebe:Wendel Bezerra

15H30: Otakus brasileiros na terra do sol nascente – Bunka Pop e Mikannn

16H30: Cosmaking: Primeiros passos para come;car a produzir cosplays e acessórios de cosplay – Rafael “Dkosmaker” Pereira

17H30: Diversão Offline: Imagem e Ação – Fernando Caruso, Rafael Studart e Ulisses Mattos

19H: Desfile Moda Harajuko

19H: Desfile Cosplay Kids e Desfile Cosplay Adulto

20H30: Desafio Gamer

SEGUNDA-FEIRA (20)

10H: Desafio Gamer

12H: Crunchyroll apresenta: Boruto: Naruto Next Generations

13H: O Cenário e-sports dos jogos de luta japoneses e Desafio gamer – Brolynho

14H: Empreendedorismo no Mercado de Cosplay: Primeiros passos, competições e empreendedorismo – Thaís “Yuki” e Maurício “Slovakia” Somenzari

15H30: O fascinante mundo dos vilões – Isabel de Sá, Marcio Araujo e Sérgio Cantú

16H30: Seu Anime, minhas regras! Casa do Kame, Anime Whatever

18H: Diversão Offline: Novos Jogos Japoneses e o mercado – Fel Barros, Jack Explicador, David

Coelho, Fabricio Ferreira e Carlos Couto

19H: Desafio Gamer

 

(*) Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

 

 

PROGRAMAÇÃO DE PALCO DO 3º RIO MATSURI*

SEXTA-FEIRA (17)

13H: Awa Odori Represa

13H45: Pâmela Yuri

14H45: Luciano Takeda – o Mago dos Balões

15H30: Wakdaiko & Saikyou Yosakoi Soran

17H: Diogo Miyahara & Toku Hero Cosplay

18H: Power Ranger e Comando Estelar Flashman: Walter Jones e Kihachiro Uemura

19H15: Danger 3

20H: Wakadaiko

20H30: Cintia Nishimura

21H15: Saikyou Yosakoi Soran

 

SÁBADO (18)

10H30: Wakadaiko

11H: Cerimônia Oficial de Abertura

13H: Awa Odori Represa

13H45: Cintia Nishimura

14H45: Wakadaiko & Saikyou Yosakoi Soran

16H: Luciano Takeda – O Mago dos Balões

16H30: Ricardo Cruz

17H30: Bon Odori

18H30: Awa Odori Represa

19H: Miss Nikkey Rio de Janeiro – Apresentação

20H: Kauan Okamoto

20H30: Miss Nikkey -Final

21H: DJ Sunamori

 

DOMINGO (19)

12H: Rio Nikkei Taiko

13H15: Fábia Tanabe & Norton Miasake

14H: Saikyou Yosakoi Soran

14H45: Luciano Takeda – O Mago dos Balões

15H30: Awa Odori e Homenagem a Hugo Hoyama

16H30: Wakadaiko

17H: World Cosplay Summit (Concurso de Cosplay da WCS)

18H30: Tsubasa Imamura

19H: Bon Odori

20H: Saikyou Yosakoi Soran

20H30: DJ Sunamori

 

SEGUNDA-FEIRA (20)

12H30: Rio Nikkei Taiko

13H15: Awa Odori Represa

14H: Fábia Tanabe

14H45: Wakdaiko & Saikyou Yoasakoi Soran

16H30: Rodrigo Rossi

17H30: Jane Ashihara

18H: Desfile Cosplay Kids e Desfile Cosplay Adulto

18H30: Wakadaiko

19H: Tsubasa Imamura

19H45: Saikyou Yosakoi Soran

 

(*)Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

Comentários
Loading...