25ª FESTA DO SUSHI E TANABATA MATSURI: Registro e Acal cancelam eventos programados para julho

(Wagner Assanuma)

Mais dois grandes eventos da comunidade japonesa foram cancelados em virtude da pandemia de coronavírus. Na semana passada, a Comissão Organizadora da 25ª edição da Festa do Sushi de Registro, no Vale do Ribeira, anunciou o cancelamento do evento. No comunicado, a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) – entidade responsável pela realização da festa – esclarece que, “seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais do estado e do município, em razão do Covid-19, suspendeu a realização da 25ª Festa do Sushi da cidade de Registro, prevista para acontecer nos dias 4 e 5 de julho deste ano”.
Os organizadores justificam que, “pelas características do evento que, além de apresentações de shows, também tem como destaque a gastronomia, não teria efeito a realização por meio virtual, como temos presenciado com sucesso por algumas entidades”.
A Festa do Sushi, já tradicional na cidade, promovida pelo Bunkyo de Registro, em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Registro (Acer) e com a Prefeitura Municipal, foi realizada pela primeira vez em 1993, logo após a fundação do Bunkyo.
Desde então a festa já foi suspensa duas vezes por motivo de endemias, este ano será a terceira.
“Esperamos poder realizar a 25ª Festa do Sushi em 2021, vamos com a união e participação de todos fazer um grande evento, ao qual, desde já, convidamos todos a prestigiarem. Logo estaremos juntos, com muita saúde e união”, finaliza a nota assinada pela Comissão Organizadora da 25ª Festa do Sushi.

Tanabata Matsuri – Já a outra festa cancelada foi o 42º Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, que seria realizada nos dias 18 e 19 de julho. Realizada pela Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – o Tanabata Matsuri da Praça da Liberdade-Japão é considerado o maior evento do gênero do mundo. Para se ter uma ideia, no ano passado atraiu cerca de 220 mil visitantes em um único final de semana, segundo estimativas dos organizadores. O presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, lamentou o cancelamento mas ponderou que, “no atual momento, o mais importante é preservamos vidas”. “Em 2021 voltaremos com disposição redobrada”, disse Ikesaki.

Comentários
Loading...