125 ANOS DO TRATADO BRASIL-JAPÃO: JHSP define personagens que percorrerão as rotas dos Caminhos Brasil-Japão

Pepê Gonçalves fará a rota Esportes e receberá convidados como o ex-sumotori Fernando Kuroda (divulgação)

Telma Shiraishi (chef do restaurante Aizomê), Hideki Uehara (fundador do GoHanGo e cozinheiro no Tanashii Ramen), Pedro Henrique Gonçalves da Silva – mais conhecido como Pepê Gonçalves (canoísta olímpico de slalom, um dos atletas de maior destaque do Brasil na atualidade); Mauro Sousa (filho do cartunista Mauricio de Sousa), o jornalista Ricardo Cruz, e o diretor de operações, eventos e institucional da Japan House São Paulo, Cláudio Kurita, além do próprio presidente, Eric Klug são os personagens que percorrerão os Caminhos Brasil-Japão no próximo dia 6, a partir das 10h, para celebrar os 125 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e também para marcar a integração da comunidade japonesa que imigrou para o país.
Uma iniciativa da Japan House São Paulo, a caminhada terá duração de cerca de 1h30 e contará com seis diferentes percursos pela cidade de São Paulo que ressaltam os temas Arte, Atualidades, Cultura, Esportes, Gastronomia e Memórias Brasil e Japão.
A ação contará com libras e integra a Jornada do Patrimônio 2020, realizada pela Prefeitura de São Paulo, de 5 a 12 de dezembro.
Partindo todos ao mesmo tempo e de distintos pontos da cidade, eles encontrarão informalmente convidados – como Fernando Kuroda (Esporte) e, juntos, caminham em direção à Japan House São Paulo, apresentando histórias que contam e celebram essa importante relação, visitando locais marcantes para a comunidade japonesa na cidade. Em alguns destes pontos, serão recebidos por anfitriões que, com seus relatos, vão enriquecer ainda mais a iniciativa. Durante todo o período, será realizada uma live painting em frente à instituição na Avenida Paulista. E o público poderá seguir os personagens em tempo real. Segundo o diretor de Eventos, Operações e Institucional da JHSP, Claudio Kurita, cada rota será acompanha por uma equipe de produção.

Telma Shiraishi: A gastronomia é a forma mais popular e literalmente gostosa de se acessar outras culturas” (reprodução)

A de Gastronomia, por exemplo, comandada pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê, partirá da Rua Conde Sarzedas, no bairro da Liberdade. Nomeada em 2019 pelo governo japonês Embaixadora da Boa Vontade da Difusão da Culinária Japonesa, Telma conta que escolheu o local porque “ainda temos remanescentes dos casarões que serviam de pensão e refeitório para os primeiros núcleos imigrantes no bairro”.
A ideia, depois, é passear por vários pontos de interesse do bairro, como o café Kidoairaku, o Kabura, doces Kanazawa, ramen Aska, Izakaya Kintaro, pastel Yoka, a tradicional Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade – ou Feirinha da Liberdade – as mercearias, e o café 89º, entre outros.

Referência – Para Telma, apesar da diversidade de restaurantes asiáticos que surgiram nos últimos anos e de alguns estabelecimentos japoneses terem fechados suas portas, o bairro da Liberdade ainda é uma referência quando o assunto é culinária. “É ponto turístico e onde todos vão para comprar produtos e ingredientes  japoneses e orientais. Historicamente tivemos uma época de ouro, com cinemas, lojas e restaurantes. Mas estamos vendo também uma revitalização do bairro, apesar da pulverização da comunidade japonesa e seu transbordamento para muitos outros bairros e núcleos pela cidade”, explica a chef, destacando que ela mesma costuma frequentar semanalmente a região em busca de novidades.
“Vemos novas casas como outros restaurantes de ramen (Kazu, Ikkousha) e de sushi (Kenzo)”, diz ela, acrescentando que, se der tempo, também pretende mostrar esses locais. “Tentarei situar historicamente todos esses movimentos, passeando pelo bairro e pontuando esses lugares onde a cultura gastronômica se expressa e marca o encontro do Brasil com o Japão, franqueando o acesso aos sabores, produtos e promovendo também o interesse popular pelas diversas outras manifestações culturais japonesas”, conta Telma, afirmando que a gastronomia “sempre é a forma mais popular e literalmente gostosa de se acessar outras culturas”.

(Facebook/Pepê Gonçalves)

Conexão – Para o canoísta de slalom Pedro Henrique Gonçalves da Silva, o Pepê Gonçalves, que comandará a rota Esportes – com saída do Parque da Aclimação – participar dos Caminhos Brasil-Japão será uma oportunidade a mais para aumentar sua conexão com o Japão. “Estive no Japão no ano passado, quando participei do pré-olímpico e achei sensacional. Fiquei lá de 15 a 20 dias e parece que você está em outro planeta, [em aspectos como], educação, cultura…”, disse o atleta, que chegou à final nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 – terminou na sexta colocação – e agora se prepara para a sua segunda Olímpiada.
“Já sei como é a final e o meu foco agora é brigar por medalha”, afirmou Pepê, que achou o povo japonês parecido com o brasileiro. “Eles querem te ajudar, querem que você esteja bem no país deles. Sou apaixonado pela culinária japonesa e estou muito ansioso para voltar para lá porque foi um lugar em que me senti muito bem e fui muito bem acolhido”, diz ele, que adora sushi e sashimi.
“Minha conexão com o Japão é muito grande e vai ser ainda maior com a medalha olímpica”, conta, explicando que seu barco barco olímpico é uma homenagem ao Rio de Janeiro e ao Japão.

Personagens e convidados dos Caminhos Brasil-Japão

Arte
Personagem: Mauro Sousa, filho do cartunista Mauricio de Sousa
Convidados: artistas Zezão, Gabriel Ribeiro (Gabs) e Catarina Gushiken.
Anfitrião: Yugo Mabe (Galeria Joh Mabe)
Atualidades
Personagem: Ricardo Cruz (jornalista)
Convidados: Rafael Gushiken (Portal SP da Garoa)
Anfitriões: Marco Antonio Baptista Resende e Erisson Thompson de Lima (Fundação Mokiti Okada), Saniy Onishi e Yuka Shimizu
Cultura
Personagens: Eric Klug
Convidado(s):Toshio Ichikawa
(presidente do Kenren)
Anifitriões: Marcelo Araújo
(Instituto Moreira Salles), Chieko Aoki (Blue Tree), cônsul Akira Kusunoki e Aurea Leszczynsku
Esporte
Personagem: Pedro Henrique Gonçalves da Silva
, mais conhecido como Pepê Gonçalves, canoísta olímpico de slalom
Convidados: Marcelo Duarte
(jornalista) e os atletas Fernando Kuroda, Thais Makino, Rogério Saito e Patrícia Hamamoto
Anfitrião: Ricardo Fukuda
(Instituto Fukuda)
Gastronomia
Personagens: Telma Shiraishi
, chef do restaurante Aizomê, e Hideki Uehara, fundador do GoHanGo e cozinheiro no Tamashii Ramen.
Anfitrião: Yoshi Higuchi
(Kintaro)
Convidados: Cesar Yukio,
chef pâtissier referência em Confeitaria Contemporânea Japonesa conhecida como Yogashi, e Taka Higuchi
Memórias Brasil e Japão
Personagens: Claudio Kurita
Convidados: Hayao Hirata, Pedro Yuri Tani Souza e Seiko Tani.
Anfitriôes: Raul Takaki
(Nippak/Nikkey Shimbun), Renato Ishikawa (presidente do Bunkyo)

Comentários
Loading...