Yutaka Toyota apresenta ‘Arte em Movimento’ em São Caetano do Sul

O artista plástico com o cônsul geral do Japão em São Paulo (arquivo pessoal)

Considerado um artista “ousado e contemporâneo, aberto a vivências artísticas” – como assinalam as curadoras Fabiana Cavalcante e Nayr Duarte – Yutaka Toyota volta a expor em São Paulo depois de passar por Brasília. Desta vez ele apresenta “Arte em Movimento” em São Caetano do Sul, na Pinacoteca Municipal, de 11 de novembro a 31 de janeiro de 2020. Na abertura, neste sábado (9), às 10 horas, o público poderá acompanhar a apresentação do grupo de taiko Shinkyo Daiko.
O público poderá conferir nessa exposição uma retrospectiva, com grandes esculturas e cerca de 15 quadros. Entre os trabalhos que estarão expostos está a instalação cinética Quarto Escuro baseada na obra de sua autoria apresentada na X Bienal de São Paulo em 1969. Outra de suas criações, Espaço Cósmico, já está localizada na Praça do Professor, ao lado da Pinacoteca.
Antes de Brasília, Yutaka Toyota apresentou “O Ritmo do Espaço” com grande sucesso no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP), em São Paulo, onde foi considerada a melhor retrospectiva de 2018 pela APCA. Em Brasília, a exposição foi prestigiada pelo embiaxador do Japão no Brasil, Akira Yamada.
Nascido no Japão em 1931, Toyota chegou ao Brasil no final da década de 1950 e naturalizou-se brasileiro em 1971. Começou sua carreira por aqui como pintor logo recebendo alguns dos mais importantes prêmios do circuito de arte brasileiro, como o do Salão Esso, em 1965, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que o levou à Itália. A partir daí voltou-se para a escultura e suas obras adquiriram características óticas, cinéticas e imersivas – partido adotado até hoje.
Aos 87 anos, Toyota continua em pleno vigor criativo, sendo um dos raros escultores brasileiros a dominar a relação escala-espaço; habilidade essencial para a criação de obras ao ar livre. Não por acaso, ao longo dos anos, ele semeou mais de cem obras públicas entre o Brasil e o Japão, feito inédito entre os escultores.

YUTAKA TOYOTA – Arte em Movimento
Onde: Pinacoteca Municipal (Av Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula – São Caetano do Sul
Período expositivo: 11 de novembro a 31 de janeiro dse 2020
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h; sábados, das 9 às 13h (exceto feriado)
Tel.: 11/4223-4780
Entrada: gratuita

Comentários
Loading...