XVI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JURISTAS: Kiyoshi Harada é empossado cônsul da Rede no Município de São Paulo

Harada recebe o certificado de Cônsul da Rede no Município de SP das mãos do presidente da Rede, Leo da Silva Alves (divulgação)
Harada recebe o certificado de Cônsul da Rede no Município de SP das mãos do presidente da Rede, Leo da Silva Alves (divulgação)

O jurista Kiyoshi Harada participou, de 21 a 24 deste mês, na cidade de Braga, em Portugal, do 16º Encontro Internacional de Juristas, evento realizado pela Rede Internacional de Excelência Jurídica e que reuniu especialistas em Direito da Espanha, Portugal e outros países da Europa, além do Brasil. Outros juristas brasileiros como o baiano Antônio Francisco Costa (professor de Direito Processual Civil e Direito Internacional, especialista em Ciências Jurídicas e mestre em Administração de Empresas e Comércio Internacional) e Olívia Ricarte também participaram do evento.
O Encontro foi aberto no dia 21 pelo presidente da Rede, Léo da Silva Alves. A sessão de abertura contou com a presença de diversas autoridades. Destaques para o vice-prefeito da cidade de Braga; o presidente da OAB de Braga, o diretor geral do Tribunal de Contas de Portugal e o Embaixador da Rede de Excelência Jurídica na Europa.
Na oportunidade, foi prestada homenagem ao conselheiro Sebastião Helvécio, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Médico e professor universitário, Helvécio está em seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual de Minas Gerais pelo PDT.
No dia 22, Harada participou da Sessão Acadêmica com palestrantes das Universidades de Granada (Espanha), do Porto e de Coimbra e de juristas brasileiros, em que foram abordados diversos temas. Sempre acompanhado por sua esposa, a também advogada Felícia Harada, Kiyoshi Harada palestrou sobre o “O Princípio da Segurança Jurídica no Direito Tributário”. Foram abordados ainda temas de interesse como “Plano de Saúde e Dignidade Humana”, “Internacionalização de Recursos Naturais”, “Deontologia na Magistratura Universal”, “Compliance e o Sistema Jurídico Hospitalar”, “Acordo de Leniência e Colaboração Premiada”, “Consumidor em Ambiente Digital”, “Ética e Cidadania” e “Quinto Constituicional no Brasil”, entre outros.

Lançamento da sétima edição do livro “Juristas do Mundo” (divulgação)
Lançamento da sétima edição do livro “Juristas do Mundo” (divulgação)

Também no dia 22 aconteceu o lançamento da sétima edição de “Juristas do Mundo”, publicação oficial do 16º Encontro Internacional de Juristas e que reúne artigos de diversos autores. Harada, como um dos co-autores, foi condecorado com a medalha de Mérito Jurídico Imperador Augustus, fundador da cidade de Braga.

Visita à Reitoria da Universidade do Minho (divulgação)
Visita à Reitoria da Universidade do Minho (divulgação)

Cônsul – No dia 23, em visita à Câmara Municipal, a comitiva foi recebida pelo prefeito Ricardo Rio. Em visita ao Palácio do Raio, sede da OAB local, foi entregue a medalha Imperador Augustus ao presidente da OAB local, Antonio Barbosa, por solicitação do presidente da Rede. Em seguida, os membros participaram de visitas à Universidade do Minho e à cidade de Guimarães.
Já no dia 24, último dia do evento, os participantes gravaram suas impressões acerca do Encontro e em seguida participaram de um debate sobre a tão comentada extinção da Justiça do Trabalho, além das atribuições dos Tribunais de Contas e suas limitações.
Antes do almoço de encerramento foram empossados os novos membros da Rede, em que Harada foi empossado como Cônsul da Rede no Município de São Paulo. O certificado foi entregue pelo presidente da Rede, Léo da Silva Alves.

Comentários
Loading...