Walter Júnior realiza oficina de criação de personagens para quadrinhos no Bunkyo

O escritor e quadrinhista Walter Júnior, fundador da Overdrive Comics e autor da graphic novel “Eu,Vilão”, é o convidado da Comissão de Cursos e Palestras do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) para realizar uma oficina de criação de personagens para quadrinhos neste domingo (24), a partir das 9 horas. Baseada em explicações técnicas e práticas, com exercícios e apresentações dos processos de criação de artistas consagrados do Japão, EUA e Europa, a atividade tem 30 vagas.

Voltada ao público jovem (a partir dos 12 anos), a oficina tem como objetivo aproximar os leitores e futuros talentos das técnicas envolvidas na criação dos personagens das Histórias em Quadrinhos, desde a concepção em fichas básicas, passando pela estruturação gráfica, até a fase final, com o registro do personagem e direitos autorais reservados ao seu criador.

“A ideia é difundir a cultura dos quadrinhos nessa geração mais nova, e também trazer a garotada para as atividades do Bunkyo”, explicou Walter Júnior ao Jornal Nippak, acrescentando que “quem sabe agente não consegue um curso fixo de quadrinhos na entidade”.

A oficina será realizada das 9h às 16h, com intervalo de uma hora (das 12h às 13h) e os responsáveis que quiserem acompanhar seus dependentes são bem-vindos! O material é apostilado e os principais assuntos abordados serão:

Noções de materiais de desenho (desde os mais básicos aos mais modernos)

Características básicas do personagem e ficha básica

Estilos gráficos e linguagem (forma de contar a história)

Fundamentos básicos da construção do desenho da cabeça

Figura e proporções (personagem em corpo inteiro)

Noções e tipos de acabamentos

Criação de um model-sheet básico (Ficha básica + desenho do personagem frente e costas)

Exercício: pose básica do personagem

Como registrar seu personagem (como funciona o processo da Biblioteca Nacional)

 

As inscrições são antecipadas e os interessados devem preencher um formulário disponível em: https://goo.gl/forms/axsVP6gHfjO5oOO22). Em seguida, encaminhar o comprovante de depósito para a Secretaria do Bunkyo e aguardar a confirmação.

Quem é – Walter Júnior foi um dos fundadores do lendário fanzine Saga, que recebeu dois
troféus “HQMIX” ao longo de seus seis anos de existência. Em 1993, seus personagens Overgirl e Feedback, se juntaram aos outros personagens do grupo SAGA para a graphic novel independente “Semideuses”, que teve seu lançamento premiado pela AQC com o troféu Angêlo Agostini e o Troféu Nova de Ficção Científica categoria HQ. Walter Junior, que lançou recentemente seu primeiro livro de horror, entitulado “7”, atua como editor de arte e diretor audiovisual, dirigindo curtas-metragens. Criador do selo “Overdrive Comics” em 2017, para ser um novo meio de publicação de hqs independentes, como “”Eu, vilão” e a série “Overdrive”, tem participado de diversas feiras e convenções no Brasil e exterior.

 

Oficina de criação de personagens para quadrinhos, com Walter Junior

Público:

Jovem (maiores de 12 anos)

Quando:

24/03/2019 (domingo)

Horário: das 9h às 16h (intervalo das 12h às 13h – almoço não incluído)

Onde:

Bunkyo – sala 21B, 2º andar

Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo-SP (próx. Metrô São Joaquim)

 

Inscrições: R$ 80 (Associados Bunkyo recebem material extra e exclusivo)

Vagas limitadas (será confirmada participação dos 30 primeiros que encaminharem comprovante de depósito)

 

Dados para depósito:

Santander (033) | Ag: 4551 | Cc: 13.000494-2

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo

CNPJ: 61.511.127/0001-60

 

Informações: (11)3208-1755 (enviar o comprovante de depósito para este número por whatsapp ou ao e-mail comunicacao@bunkyo.org.br)

Comentários
Loading...