Vereador Aurélio Nomura reúne apoio para os desabrigados do Ipiranga e região

Nomura “O cenário é desolador e a situação das famílias é a mais precária possível”
Nomura “O cenário é desolador e a situação das famílias é a mais precária possível”

Num esforço para ampliar as ações em prol dos desabrigados da região do Ipiranga, o vereador Aurélio Nomura (PSDB) está reunindo apoios de diversas empresas, instituições, associações, comércio, pessoas físicas, entidades em geral visando arrecadar doações para as famílias que perderam tudo nas inundações do dia 10 de março passado.

“O cenário é desolador e a situação das famílias é a mais precária possível. Perderam tudo o que tinham dentro de casa – alimentos, roupas, móveis, utensílios, eletrodomésticos. De um momento para outro ficam sem nada”, descreve o vereador Aurélio Nomura que por vários dias percorreu a região para se inteirar da situação.

Atendendo ao pedido de Nomura, já se juntaram aos esforços a Associação Comercial de São Paulo, Distritais Ipiranga e Sudeste; Centro Veterinário Bom Pastor; ACE Saúde; Brisa Modas, Aliança Cultural Brasil-Japão, em suas três unidades e Paróquia Santa Ângela e São Serapião. Todas essas entidades montaram postos de coleta, enquanto outras optaram por oferecer doações diretamente como são os casos do Atacadão Ipiranga; o Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo; Sacolão Saúde; alunos do Projeto Taekwon Do, da Igreja Imaculada Conceição do Ipiranga, além de centenas de pessoas que tomaram conhecimento por meio das redes sociais do vereador, dos funcionários do gabinete e amigos.

“As famílias estão precisando de tudo: alimentos não-perecíveis, leite em pó, fraldas descartáveis, roupas, calçados, cobertores, utensílios domésticos, enxoval de cama, mesa e banho, produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica, ração para animais, eletrodomésticos, etc. O que a pessoa tiver e está sem uso, com certeza será de grande utilidade para uma família. O pouco que se possa dar, será muito para elas”, assinala Nomura.

As fortes chuvas atingiram índices históricos das últimas décadas e causaram o transbordamento das bacias dos rios, principalmente do Tamanduateí, provocando enchentes no entorno, concentradas sobretudo nas regiões do Ipiranga e Vila Prudente.

As chuvas daquele domingo (10/03) à noite até a segunda-feira de manhã foram imprevisíveis e com volume histórico, e muitos outros locais, até  distantes do rio Tamanduateí, foram afetados, como é o caso do Córrego Mirassol. Ali estão sendo realizadas obras de canalização e melhorias, que foram retomadas em 2017, depois de 30 anos paradas, graças a atuação e gestão do vereador Aurélio Nomura junto à Prefeitura, que conseguiu a liberação de R$2 milhões do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental. Os trabalhos estão em pleno andamento (em muitos trechos já foram concluídos), mas em outra parte, bem mais problemática devido ao tipo de ocupação, o volume dágua ocasionou o desmoronamento de duas casas e 150 estão condenadas pela Defesa Civil.

Em função desse novo drama, Nomura vem se reunindo com os secretários da Infra-Estrutura Urbana e Obra, Vitor Aly, e da Habitação, Aloisio Barbosa Pinheiro, e o subprefeito do Ipiranga, Caio Luz, para buscar uma solução, que deve sair rapidamente devido a precariedade das condições de vida e situação emergencial dos moradores locais.

 

Confira os locais onde podem ser entregues as doações:

Aliança Cultural Brasil Japão

Unidade Liberdade:
Rua São Joaquim, 381

Unidade Vergueiro:
Rua Vergueiro, 727 – 5º andar

Unidade Pinheiros:

  1. Deputado Lacerda Franco, 328

ACE Saúde
Rua Diogo Freire, 307 – Cursino

Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga
Rua Benjamin Jafet, 95 – Ipiranga

Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste
Rua Afonso Celso, 1652 – Vila Mariana

Centro Veterinário Bom Pastor
Rua Cisplatina, 67 – Ipiranga

Brisa Modas
Av. do Cursino, 1170 – Cursino

Comentários
Loading...