Vanesa Oshiro completa 15 anos de carreira

Vanessa Oshiro relembra os 15 anos de carreira - Arquivo pessoal
Vanessa Oshiro relembra os 15 anos de carreira – Arquivo pessoal

Vanesa Oshiro, de 37 anos, cantora nikkei nascida na Argentina, completou 15 anos de carreira no Japão no ano passado. Em entrevista no dia 17 na cidade de Hashima, província de Gifu, onde atua, a cantora relembrou o ano de realizações com shows em três países da América do Sul e o lançamento da nova música.
Nascida em Buenos Aires, de pai issei e mãe nissei, ambos de descendência okinawana, desde pequena ouvia as músicas folclóricas de Okinawa por influência deles. Foi vencedora do NHK Nodojiman Grand Champion em 2002 e recrutada por uma agência.
Após o final do contrato em 2008, mudou-se para Gifu, graças ao convite do presidente da agência atual, com quem tinha amizade. Vanesa é muito popular, com programas regulares em emissoras e rádios locais e até em Okinawa, de onde vem suas raízes. Lançou 20 trabalhos entre singles e álbuns.
No ano passado, quando completou 15 anos de carreira, foi também, por coincidência, os 80, 45 e 35 anos de fundação dos Gifu Kenjinkai, respectivamente, do Brasil, Argentina e Peru. Nessa ocasião, o governador provincial de Gifu fez um pedido: “Gostaria que cantasse uma música sobre nossa província que supere o Nagaragawa Enka de Hiroshi Itsuki”. Foram palavras de expectativa para Vanesa, que atua como ponte entre a província japonesa e a América do Sul.
Formando dupla com o compositor Chiaki Oka, responsável também pela música Nagaragawa Enka, foi lançado em abril o single Nagaragawa Hiren. A música teve grande repercussão e ficou em primeiro lugar no ranking anual de rádios locais.
Em julho e agosto, Vanesa visitou a América do Sul para participar das cerimônias de fundação dos Gifu Kenjinkai. Além de eventos das entidades, fez um show pelos 15 anos de carreira em sua terra natal, Argentina, e no Peru, participou de apresentações com sanshin e músicas folclóricas de Okinawa. No Brasil, subiu ao palco do Festival do Japão, que comemorava os 110 anos da imigração japonesa.
Sobre a oportunidade de cantar na América do Sul, Vanesa disse: “Foi um ano em que senti vínculos muito fortes. É uma grande felicidade como cantora atuar como ponte de ligação”. Sobre os 15 anos de carreira, ela contou que passaram muito rápido e que começará um novo ano com energias renovadas.
Vanesa pretende lançar neste ano seu primeiro álbum de covers e falou sobre seus planos: “Quero continuar a cantar com carinho a música Nagaragawa Hiren em vários lugares, enquanto tento novos desafios”.
(Correspondente Yuki Ogura)

Comentários
Loading...