Truta Arco-íris

Oncorhynchus mykiss

Distribuição geográfica: a espécie é nativa dos Estados Unidos, Canadá e Alaska, mas já foi introduzida em todos os continentes. No Brasil, foi colocada principalmente nos rios serranos das regiões Sudeste e Sul.
Descrição: Peixe de escamas; alongado e um pouco comprimido. Alcança cerca de 60 cm de comprimento total e 2 kg. A coloração do dorso varia do castanho para esverdeado, os flancos são acinzentados e o ventre esbranquiçado. Apresenta pintas escuras espalhadas pelo corpo e nadadeiras.
Ecologia: vive em pequenos rios de águas frias e oxigenadas, nas corredeiras, poços e remansos. Espécie carnívora, alimenta-se de peixes e insetos. A carne é de excelente qualidade. Peixe bastante esportivo.
Equipamentos: equipamentos leves e ultra-leves com linhas variando de 4 a 10 lb.e na modalidade fly com numeração de #0 a #2.
Iscas: Iscas artificiais, como pequenos spinners e colheres, pequenos plugs de meia água; e na modalidade de fly: moscas e ninfas.
Dicas: ótima opção de pescaria para esta estação do ano. Quando praticar o pesque e solte, o ideal é liberar sem tirar dágua. Em último caso, utilizar o puçá (o que tem a rede confeccionado sem nós). Atenção, pois nos pesque-pagues, normalmente não se permite a devolução após fisgados.

Fonte: IBAMA

Comentários
Loading...