Tenkara

Na edição da semana passada falamos sobre a Tenkara, modalidade que tem sua origem no Japão. Hoje vamos mostrar como adaptar uma montagem da vara utilizada nestas pescarias.

Por Jorge Toniolo Pozzobon

“…Um amigo, por quem tenho alta consideração, me pediu uma vara especial, tinha que ser de 8’0″ para baixo de primeira qualidade, para adentrar na mata em pequenos riachos em busca de lambaris e outras coisas miúdas…”
Improvisação: como não tinha um blank como ele queria, utilizei uma vara telescópica.
1. Retirar o gomo maior e principal de uma 9’3″, que passou a ter 7’8″.
2. Preparar o cabo em cortiça aglomerada com a parte do meio em cortiçarana amazônica, intercalando dois anéis de EVA vermelho (funcionam como boa ligação já que proporcionam boa aderência aos dois) pois o epoxi não cola bem a madeira com a cortiça aglomerada
3. Adaptar uma rosca no butt, porém esta deve ser oca para que as outras partes da vara saiam dela. Restos de um abajur serviram ao propósito. Emenda através de colagem com um pedaço de blank à vara.
4. Butt cap – usar uma rolha de champagne, escavar e colar duas porcas dentro para fecharem a vara. Antes colocar um pequeno anel de aço inoxidável para prender um snap de engate rápido (função= segurar a tampa do tip, para não perdê-la enquanto pesca).
5. Tampa do tip da vara – um pedaço de pau de lenha e tornear a tampinha. Colocar um anel de aço inoxidável para prendê-la na tampa do butt.
Confira a espessura da vara, a mesma de um cigarro, peso aproximado: 60 gramas.
Pronto! Agora é só colocar a linha (trataremos do assunto em edição futura) e boa pescaria!!!
Jorge Toniolo Pozzobon é rodbuilder (especialista em montagem de varas para pesca, seja de bait, fly fishing e tenkara). Quer uma vara de pesca respeitando suas características físicas? Consulte-o. Você vai se maravilhar com o resultado final! Informações: www.rodsbyjorge.com.br ou procure no facebook com o nome completo.

Comentários
Loading...