‘Temas Atuais de Direito Público’ homenageia professor Toshio Mukai

O homenageado com o professor Alberto Higa e alguns dos colaboradores da obra (Facebook/Alberto Higa)

O lançamento do livro “Temas Atuais de Direito Público”, ocorrido no último dia 1 de outubro, no Memorial da América Latina, reuniu amigos e alguns dos principais juristas do país, entre eles o professor Celso Antônio Bandeira de Mello – considerado um dos maiores nomes da área na América Latina – e a professora Weida Zancaner. A obra, que conta um pouco da história do professor Toshio Mukai, esgotou-se no dia do lançamento.
Organizada pelos professores Alberto Shinji Higa – mestre em Direito do Estado e especialista em Direito Tributário e procurador do município de Jundiaí – e Arthur Bezerra de Souza Júnior – doutorando em Direito Político e Ecocômico pelo Mackenzie e professor da Pós Graduação Lato Sensu em Direito da Universidade Mackenzie e da Graduação em Direito pela Unip – Temas Atuais de Direito Público – Estudos em Homenagem ao Professor Toshio Mukai (Editora Thoth, 1134 páginas), reúne artigos de diversos especialistas, entre os quais o próprio Celso Antoniko Bandeira de Mello e a professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, além de co-autores nikkeis como Adolfo Mamoru Nishiyama, Alexandre Hisao Akita, Ricardo Yamamoto e Ricardo Yudo Sekine.

O homenageado conta com 50 anos ou mais na Advocacia (Facebook/Alberto Higa)

Segundo Alberto Higa, a obra surgiu da “imensa admiração nutrida pelo homenageado, seja em face de sua brilhante trajetória profissional como professor, advogado e jurista, seja em virtude de suas qualidades pessoais, cujos traços marcantes revelam, sobretudo, a sua generosidade, simplicidade e disposição em compartilhar conhecimentos”.

“Geralmente, as homenagens são feitas quando o homenageado já faleceu. Pela bonita carreira do professor, achamos importante homenageá-lo em vida”, disse Higa, lembrando que Toshio Mukai – que também é um dos vice-presidentes do recém-fundado Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Administrativo, Financeiro e Tributário (idealizado e presidido por outro grande jurista brasileiro, o nikkei Kiyoshi Harada) tem uma história de “50 anos ou mais na Advocacia”.

Obra tem 1134 páginas e mais de 70 co-autores (Facebook/Alberto Higa)

Advogado e jurista especializado em Direito Administrativo, Urbanístico e Ambiental desde as décadas de 70 e 80, Toshio Mukai é formado em Direito pela Universidade Estadual de Guanabara (atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro), mestre em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito do Estado também pela USP.
Atuando dcesde 1967, Toshio Mukai foi advogado da Emplasa (Empresa Metropolitana de São Paulo) e Procirador do Município de São Paulo (1983-1991) e posteriormente à sua aposentadoria, passou a exercer a função de consultor em Dieito Público.
É autor de 36 obras jurídicas, sobre diversos assuntos de Direito Público e mais de mil pareceres e artigos, além de ter ministrado mais de 3.500 cursos e conferências em vários pontos do Brasil. Foi professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie.

Toshio Mukai, Alberto Higa e Silvana Higa (Facebook/Alberto Higa)
Comentários
Loading...