SILVIO SANO > NIPÔNICA: Frente Parlamentar Brasil, China, Coréia e Japão?!

Estive na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 07 de maio, quando foi lançada a Frente Parlamentar Brasil, China, Coréia e Japão, pela proponente vereadora Soninha Francine e composta pelos parlamentares, segundo a ordem do convite me enviado, Caio Miranda, George Hato, Mário Covas Neto, Milton Ferreira e Masakatsu Ota. Nesse dia, outros vereadores mais resolveram também se juntar ao projeto.
Até aí, tudo bem, mas fui lá para conferir melhor o escopo da mesma. Até porque sempre fui a favor de algo nesse sentido, privilegiado que somos por sermos um país de mais de sessenta nacionalidades imigrantes. Por isso, até seria mais favorável a uma Frente Parlamentar… das Nações, único país no mundo capaz de realizá-lo, conforme comentei muito, nas Nipônicas, o fato de podermos fazer um intercâmbio cultural sem a necessidade de cruzarmos fronteiras.
De qualquer forma, pelo que entendi nesse ainda “pontapé inicial”, a Frente visa o intercâmbio cultural, político, mas principalmente o comercial, o que em tempos de crise seria muito bem-vindo. Vamos aguardar!
E por que aguardar?
Porque a primeira impressão não foi boa, revelada nos discursos iniciais de alguns dessa bancada. Um mostrou pouco conhecimento de História ao afirmar que os imigrantes japoneses vieram ao Brasil… fugindo das guerras!! Outro, para fazer média aos chineses, fez referência ao China In Box, não sabendo que o idealizador é um nipo-brasileiro!! Ainda bem que o cônsul adjunto chinês, Sun Renan, que entendia bem o português, em seu discurso, iniciou-o pela correção da má informação dada pelo vereador, retribuído pelo público com gargalhadas e muitos aplausos.
Ou seja, tudo isso diante dos respectivos cônsules dos países dessa Frente Parlamentar, Sun Renan, da China, Ken Hang Kan, da Coréia e, Akira Kusunoki, do Japão! Estes, por sinal, fizeram discursos curtos, mas objetivos e deixando claro suas expectativas em relação ao prosseguimento da mesma.
Sem contar o final, de praxe, com coquetel… e “mulatas”, à caráter, sambando aos presentes.
Pois é, vamos aguardar!!

Comentários
Loading...