Shinji Yonamine recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Shinji Yonamine ao lado de Cida Guenka em homenagem na CMSP - Arquivo - Aldo Shiguti
Shinji Yonamine ao lado de Cida Guenka em homenagem na CMSP – Arquivo – Aldo Shiguti

Embaixador da Boa Vontade de Okinawa (Japão) desde 1990, membro permanente da Association for Overseas Rechnological Scholarship (AOTS) – órgão filiado ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão – e, acima de tudo, divulgador da cultura, das artes e das tradições da ilha de Okinawa, Shinji Yonamine recebe nesta quinta-feira (7), às 19h30, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Iniciaitiva do deputado estadual Pedro Kaká (Podemos), a homenagem terá como palco a Associação Okinawa Kenjin do Brasil, no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde Shinji realizou parte do seu trabalho em prol da ilha e da comunidade japonesa.
Fundador da Seisonenkai e do Urizon Circulo de ex-Bolsistas de Okinawa, Shinji também é Conselheiro do Instituto de Promoção Humana Grupo Nikkey e colaborou na fundação do Museu Folclórico de Okinawa. Idealizou o Memorial do Imigrante Okinawano, foi presidente entre 2005 a 2008 do Centro Cultural Okinawa don Brasil – localizado em Diadema (região do ABCD paulista), sendo responsável pela fusão da Associação Okinawa Kenjin do Brasil – entidade quer presidiu no periodo de 2011/2012 – com o CCOB.

Guardião – Em maio de 2017, por ocasião da entrega do título de Cidadão Paulistano a Shinji Yonamine na Câmara Municipal de São Paulo – uma iniciativa do vereador Ota (PSB) – a presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Harumi Goya, disse que Shinji Yonamine é “dono de uma oratória invejável” e “expõe seus argumentos com clareza e precisão facilitado por uma incrível memória, qualidade esta que nos últimos anos permitiu superar sua deficiência visual”.
“Mas uma das atividades que mais gosta de fazer é ensinar sobre a ancestralidade e espiritualidade da cultura do Japão, em especial, Okinawa. Assim, na comunidade, Shinji Yonamine desempenha um papel semelhante ao de um guardião e, em conjunto com os veteranos, está sempre disponível para explorar e orientar sobre os temas relacionados aos rituais tradicionais”, disse Goya sobre o homenageado.

Comentários
Loading...