SHINJI TANAKA

Renato Ishikawa, presidente do Bunkyo, e dona Olga Ishida (Jiro Mochizuki)

SHINJI TANAKA – Foi realizado no último dia 7, no Museu Histórico da Imigração Japonesa, a Exposição Shinji Tanaka. Escritor, pintor e ilustrador, Shinji Tanaka faleceu exatamente no dia 7 de setembro de 2018 por falência múltipla dos órgãos aos 83 anos de idade.
Shinji Tanaka chegou ao Brasil em 1955 e em 1960 passou a trabalhar na redação do Jornal Paulista, um dos jornais nipo-brasileiros pós-guerra, fundado pelo chamado grupo makegumi (admitia a derrota do Japão na Segunda Guerra). Três anos depois se transferiu para a Cooperativa Agrícola de Cotia e a partir de 1970 passou a trabalhar de freelancer como ilustrador e compilador de livros sobre temas variados da comunidade nipo-brasileira. Em relação ao Bunkyo, é de sua autoria as edições em língua japonesa sobre a história de 40 e 50 anos da entidade.
Shinji Tanaka, com seu estilo figurativo, realizou diversas exposições individuais (no Bunkyo e Galeria Deco) e participou de coletivas (no MASP promovido pela Associação Amigos do Masp).
Em 2016, pelo Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, publicou o livro inédito: “História da Arte Nipo-Brasileira”. (com informações do site do Bunkyo)

Comentários
Loading...