SAQUÊ: Seminário na Japan House São Paulo abordará a história e o processo de fabricação

(Divulgação)
(Divulgação)

A Japan House São Paulo (JHSP) realizará nos dias 26 e 27 próximos (sexta e sábado), das 19 às 20h30, o seminário “Sabor e Beleza do Saquê”. Realizado com apoio da fabricante Yamatogawa Shuzou, da importadora Nippon Bebidas e da Associação Fukushima Kenjinkai do Brasil, o evento contará com a participação de Kazunori Sato (diretor da Yamatogawa Shuzo) e Keiichi Muto (sommelier de saquê), que apresentarão dois pontos de vista sobre a bebida: a produção, contando a sua história, o processo de fabricação e a influência na cultura japonesa; e a harmonização, apresentando possíveis combinações com os ingredientes brasileiros. Ao final, o público poderá degustar quatro tipos de saquês: Junmai daiginjyou sparkling shuawa, daiginjyou karakuchi, junmai karakuchi e Honjyounzou Kanzukuri.

Os palestrantes Kazunori Sato e Keiichi Muto (divulgação)
Os palestrantes Kazunori Sato e Keiichi Muto (divulgação)

O diretor de Eventos e Operações da JHSP, Claudio Kurita explica que eventos relacionados à tradicional bebida feita à base de fermentação de arroz não são novidades na Japan House. Entre outros eventos, em 2017, o sommelier Carlos Ishiy, uma das maiores autoridades brasileiras no assunto, palestrou na casa sobre a bebida.

Nesta palestra, Kurita chama a atenção para o fato de a Yamatogawa ser uma das poucas – se não a única – fabricante japonesa de saquê a se preocupar com todo processo da bebida, mantendo, inclusive, sua própria produção de arroz.
Além disso, conta, trata-se de uma ótima oportunidade de divulgar a província de Fukushima, que ainda está se recuperando após a tragédia de 2011.
A palestra será em japonês com tradução consecutiva para o português e apresentação de outro especialista em saquê, Alexandre Iida, “embaixador de saquê” – título de Sake Samurai certificado pelo The Japan Sake Brewers Association Junior Council e certificado como Sake Sommelier pelo SSI Sake Service Institute com sede em Tóquio.
Kurita informa que, por se tratar se um evento com bebida alcóolica, será proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo como acompanhante. Ele avisa que o controle será rigoroso.

Organizadores do evento em visita à redação do Jornal Nippak (Aldo Shiguti)
Organizadores do evento em visita à redação do Jornal Nippak (Aldo Shiguti)

Perfis – Kazunori Sato nasceu em 1957, em Kitakata, província de Fukushima, Japão. Formou- se em Fermentação Geral, em 1977, na Universidade da Agricultura de Tokyo. Em 1988, tornou-se Toji (Mestre de Produção de saquê), e em 2015, presidente do Yamatogawa Shusoten. Tornou-se Presidente da Associação de Saquê de Kitakata em 2016.
Keiichi Muto nasceu em 1950, também em Kitakata província de Fukushima, Japão. Em 2013, tornou-se Diretor do Departamento de Produção da Prefeitura de Kitakata. No ano seguinte, tornou-se Presidente da Associação de Intercâmbio entre Brasil e Kitakata. Hoje Keiichi é Sommelier de Saquê pela organização sem fins lucrativos FBO.

Palestra Sabor e Beleza do Saquê
Quando: 26 e 27 de abril, das 19 às 20h30
Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Entrada gratuita*
Classificação etária: a partir de 18 anos**
*As senhas devem ser retiradas na recepção uma hora antes.
**Obrigatória a apresentação de documento com foto e data de nascimento.
Realização: Japan House São Paulo
Apoio: Fukushima Kenjinkai do Brasil

Comentários
Loading...