SÃO PAULO-MIE: Hatiro Shimomoto doa documentos históricos ao MHIJB

Roberto Nishio discursa durante cerimônia de entrega do documento ao Museu Histórico da Imigração (Jiro Mochizuki)

Foi realizado no último dia 3, nas dependências do Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – MHIJB – entrega solene do documento histórico da celebração de Estados Irmãos entre São Paulo e Mie, assinados pelos então governadores Laudo Natel e Ryozo Tagawa. A cerimônia contou com a presença do ex-governador Laudo Natel, hoje com 98 anos de idade, do “sempre deputado”, Hatiro Shimomoto; do presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – entidade que administra o museu –, Renato Ishikawa; do presidente da Comissão de Administração do MHIJB, Roberto Nishio e da vice, Lídia Yamashita e do presidente da Associação Mie Kenjin do Brasil, Takashi Shimokawa, entre outros.

Segundo Shimomoto, havia apenas quatro originais do dossiê, que teve início em 1973 até a gestão do ex-governador Paulo Maluf. “Um estava com o ex-governador Laudo Natel, outro ficou com o governador de Mie Ryozo Tagawa, outra pasta ficou com o ex-deputado Etsuo Kuwana, que representou Mie e por São Paulo eu recebi a pasta, que doei ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil”, disse o ex-parlamentar, que foi nomeado coordenador dos Estados Irmãos.
Em novembro, Hatiro Shimomoto e Takashi Shimokawa devem embarcar para o Japão para participar de um encontro com o atual governador de Mie, Eiki Suzuki. O encontro deve acontecer em Wakayama, no dia 7 de novembro.

Comentários
Loading...