Rio Nikkei realiza Festival de Culinária e Artes do Japão

Grupo Rio Nikkei Taiko (Teruko Okagawa Monteiro)
Grupo Rio Nikkei Taiko (Teruko Okagawa Monteiro)

A Associação Nikkei do Rio do Janeiro realizou , no dia 6 de abril, em sua sede, o Festival de Culinária e Artes do Japão. Segundo Teruko Okgawa Monteiro, o festival agradou os apreciadores de okonomiyaki, temaki, hot filadélfia, yakisoba e takoyaki, assim como os de gyoza, yakitori, tempurá, banana caramelada, doces variados e bebidas japonesas.
Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei, recebeu entre convidados Yoshitaka Hoshino, cônsul-geral do Japão e membros do consulado no Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, e integrantes, Sérgio Takao Sato, diretor executivo de Tasa Eventos, e equipe Costão do Santinho, entre inúmeras presenças ilustres.

Da direita: Vanessa Motta, Takao Sato, consul-geral Yoshitaka hoshino, Minoru Matsuura, Cristina Correia e consul Kaori Ueno (Teruko Okagawa Monteiro)
Da direita: Vanessa Motta, Takao Sato, consul-geral Yoshitaka hoshino, Minoru Matsuura, Cristina Correia e consul Kaori Ueno (Teruko Okagawa Monteiro)

Anunciadas por Walter Atsushi Yoshida, conselheiro Rio Nikkei, todas as apresentações do evento arrancaram aplausos da platéia. Com crescente número de tocadores, o Rio Nikkei Taiko foi admirado em três grandes sessões: mérito dos professores Mário Kimio Matsumoto, Ligia Yoshiko Hatano, Yo e Yutaka Matsudaira.
As demonstrações de Iaido, Jodo e Kendo foram vistas com forte interesse: artes marciais que são desenvolvidas na Rio Nikkei. Sensei Toshinobu Endo, 81 anos, e Alexandre Cavalcanti apresentaram Jodo; Eduardo Pereira participou em Iaido; Felipe Folly e Daniel Bispo demonstraram Kendo, entre outros praticantes.

Odori com sensei Lilian Sinohara (Teruko Okagawa Monteiro)
Odori com sensei Lilian Sinohara (Teruko Okagawa Monteiro)

O festival contou ainda com danças japonesas por Lilian Sinohara, professora de Odori da Rio Nikkei. Teve também atração numérica com prêmios e brindes pelo Grupo Jovem; e no casarão, oficina de Origami com o professor Bruno Ferraz. Os participantes puderam optar, como lembranças, de chamativas camisetas do Rio Nikkei Taiko, obras de Oshiê confeccionadas pela professora Tomo Ishibashi, dobraduras por Origami Nikkei.
No palco Takao Sato, da Tasa Eventos – que também organiza o Rio Matsuri (em conjunto com a GL events) – apresentou o vídeo sobre o Costão Matsuri, outra de suas realizações e que acontece de 11 a 14 de julho deste ano, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC).

O empresário explicou que os associados da Rio Nikkei pagarão apenas metade do ingresso durante o Rio Matsuri 2020 no Riocentro.
O evento foi possível graças à soma de forças da equipe nikkei, colaboradores e voluntários sob coordenação de Minoru Matsuura, presidente, e Noemi Katayama, diretora do Fujinbu (Deptoº das Senhoras) e autora da bela decoração floral no palco.

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

Comentários
Loading...