Quando se usa a isca certa, no tempo certo, tudo conspira a favor!

Se tudo está bem dimensionado, a pescaria só pode ser um sucesso.
(Daniel Eduardo Guss)
Os últimos dias de 2018 e os primeiros de 2019 mostraram algumas características de temperatura fora do padrão, intercalando dias muito quentes com verdadeiras tempestades a tarde, e noites frias (parecendo outono). Para os moradores da área urbana, é temporada de sufoco com o forte calor mesclado invariavelmente, pelo menos na capital paulista, com chuvas torrenciais no entardecer. Como estávamos em sítio, me meio a mata, a situação era mais amena, pois o ambiente por si só já garantia a umidade e o frescor, além do inigualável som da fauna local. Nuvens poderosas até apareciam no céu mas nem sempre resultavam em chuvas, e quando caiam, pelas condições locais de alta permeabilidade, logo já estava seco e quente novamente.
Ter a disposição um lago para pescar é um luxo inigualável, além do local tão aprazível, arremessar e testar variadas iscas não tem preço. Com a comodidade de se “bater fome e sede”, tudo está a mão. É contar com o parceiro certo, para pescaria transcorrer de forma positiva e extremamente produtiva.
Como sabemos as espécies com maior quantidade no lago, isto nos direciona para a escolha da isca mais adequada. Obvio que podemos ainda ter a visita de alguma espécie “não convidada”, o que seria uma agradável surpresa.
Traíras normalmente estão presentes em qualquer lago, pois seus ovos são transportados pelas aves de um lado a outro. Como também na grande maioria, lagos são formados e alimentados por uma nascente, que pode por sua vez passar por diversas propriedades e aí, grandes chances de trazer outras espécies, além das nativas.
Só isto já proporcionaria para o amante da haliêutica, retorno extremamente satisfatório, o contato com a mãe natureza, e mais ainda, o que se desenrola desde o início, desde a hora de separar as iscas a serem utilizadas. Mais do que o sucesso na captura, o dia transcorrendo de forma divertida e proveitosa, já será considerada uma baita pescaria!

Como tudo sempre conspira a favor, se o ambiente externo colabora, não tem jeito! Fica fácil ajustar a isca correta e aí é literalmente partir para o abraço. Para nós, a estrela do dia foi a imitação de ração feita em cortiça, em formato menor do tradicional doce “paçoquinha”.
Pouco antes, a tradicional inspeção visual no lago percebera peixes nadando com desenvoltura na tona a procura de alimento, distribuídos em pequenos cardumes em toda extensão do lago. Em alguns pontos notava-se também lama sendo espalhada, sinal de que provavelmente alguns estavam escavando ninhos no fundo. Esta movimentação, inclusive nas partes rasas, era sinalização positiva para muitos ataques nas nossas iscas.

Poderia significar menos ração flutuante a lançar para atrair os peixes a superfície, e os patos e gansos a postos na margem, esperando também pelo mesmo motivo. Convenhamos que ter no meio dos rebojos, aves petiscando não seria bom, pois é mais atenção a ter nos arremessos e fisgadas. Apreciamos por demais estas aves, mas que atrapalham, ah atrapalham!
A proposta apresentada era simples, usar pouca ração flutuante e mesmo assim, ter os peixes atacando com vontade nossas iscas. Seria o que de melhor poderíamos esperar para o dia!

(Daniel Eduardo Guss)
(Daniel Eduardo Guss)

Com o horário de verão, tivemos mais horas de luz do sol. Para nossa modalidade que pesca mais no visual, isto ajuda muito. Notadamente, o maior número de ataques são no lusco fusco ou seja no entardecer, mas dias quentes produzem o mesmo efeito. Observando que muita claridade e calor, faz os peixes mais desconfiados, nadarem um pouco mais abaixo da linha dágua. Porém, se o local for bem arborizado, as sombras formadas vão tranquilizar as espécies além de baixar a temperatura da água. Nesta situação, podemos dizer que a camada próxima a superfície vai propiciar bom conforto térmico e segurança para os peixes, justamente o que desejamos.
Isto sinaliza utilizar iscas flutuantes, e para poder ver o ataque in loco, necessidade de amenizar os reflexos, pois localizar no meio dos rebojos a isca sendo atacada, mesmo utilizando óculos com lentes polarizadas, acertar o momento da fisgada não é tarefa tão fácil.
Parece brincadeira e provocação, mas justamente naquele momento que desviamos por um segundo o olhar, percebemos no canto do olho o peixe mordendo e largando o engodo. Um exemplar de tamanho considerado, literalmente engole a isca e só vai perceber segundos depois, o que nos dá tempo necessário para retornar a pescaria e efetuar a fisgada. Ao contrário se for um desconfiado e arisco, vamos literalmente ficar com a linha na mão, de boca aberta.
A isca utilizada tem o anzol no modelo chinu, pequeno, forte e robusto com a fisga altamente afiada e se não conseguirmos cravar na fisgada, após uma breve corrida, fatalmente o peixe vai se soltar. O pescador sentirá o peso do espécime na arrancada para logo em seguida, a linha afrouxar completamente. Felizmente isso aconteceu pouquíssimas vezes e tivemos muitas fisgadas certeiras, com bom número de peixes fotografados e devolvidos. Haja braço!!!
Ótimas pescarias!!!

(Daniel Eduardo Guss)
(Daniel Eduardo Guss)

 

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


CURTAS

Psicultura Chang

Você que gosta de aeromodelismo, aquarismo, pesca, e precisa de acessórios ou artigos para incrementar o seu hobby, visite o site www.pisciculturachang.com.br. O local indicado para encontrar o que precisa. Iscas, acessórios e tralha para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Para você que é lojista, condições especiais. Qualidade, confiança e preço. Informações no fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Livro – JAPONESES IMIGRANTES… E ELES FICARAM RICOS NO BRASIL?

あなたはどうして1941年に日本がアメリカ合衆国を攻撃したかを知っていますか。この本で真実の物語を読んでください。(Você sabe por que o Japão atacou os Estados Unidos em 1941? Leia neste livro a verdadeira história)

Apresentação do livro pelo saudoso psiquiatra e educador Dr. Içami Tiba: “… como psiquiatra e educador, agradeço ao Ferreira por ser um “gaijin” que fala sobre “nihonjin”. Principalmente porque pela tradição japonesa, não se fala bem de si mesmo…” O leitor vai encontrar relatos da história da imigração japonesa, ilustrados por casos de amizade, de amor, de incompreensão, de perseverança, de determinação, de sofrimento, mas finalmente, de sucesso. Poderá ler também as trapalhadas da contra espionagem do serviço secreto americano, cujos elementos terminavam frustrados diante das tolices que inventavam. Nippak Pesca assinala que conhecer o seu passado é primordial para consolidar no presente as diretrizes do futuro! José Carlos Ferreira, advogado aposentado, escreveu este romance para revelar fatos omitidos na História oficial. Contate o autor no email: jcferr@terra.com.br À venda pela internet nas Livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes. Informações no link www.scortecci.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=4955&friurl=_-JAPONESES-IMIGRANTESE-ELES-FICARAM-RICOS-NO-BRASIL–Jose-Carlos-Ferreira-


Lançamento Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

 

 

Lançamento camarão NINJA!!! Com as pernas emborrachadas em LARANJA FLUORESCENTE, atraindo ainda mais a atenção do predador! Disponível em 13 opções de cores. Em breve nas lojas parceiras. E tem o tradicional camarão mega ovado articulado com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.


Site Moro Deconto

Perfeito para deixar suas pescarias ainda mais proveitosas! Além de toda linha das consagradas iscas artificiais, você terá à disposição também componentes como: argolas, grubs, hélices, olhos, pitões e garatéias. Tudo dividido por estilo ou peixe. Iscas para peixes de água doce ou salgada, com garantia da marca, no site www.morodeconto.com.br Visite o site, pesquise e compre! www.morodeconto.com.br – email: contato@morodeconto.com.br ou fone (41)3244 5353


Maria Pesca – Tudo em produtos para pesca

Para você, lojista ou consumidor que procura o melhor em produtos para pesca! Desde iscas, massas, cadeiras para barcos, banquetas, bolsas térmicas, roupas, até molinetes, carretilhas, varas chumbadas, redes, maletas de pesca, bolsas, mochilas e etc. Produtos diversificados para oferecer o conforto e segurança que precisa para suas pescarias. Lojistas tem preço especiais, veja sua necessidade e converse com a maior fabricante no sul do país de produtos dirigidos a pesca e pet shop, Maria Narcizo Ind. e Com. de Pesca e Pet Shop Ltda., localizado na BR 476 Km 223, nº 5701 – Bairro Mallon (saída para Curitiba) União da Vitória/PR Cep 84600-000 Contato: (42)3519-1045/3524 4524 whatsapp:(42)98432-2083/ 99953-6460/ 98827-2351 email: mariapescaepet@gmail.com

Comentários
Loading...