Promissão realizará Tooro Nagashi em Comemoração à Era Reiwa

Neste primeiro ano, ideia é confeccionar cerca de mil barquinhos; evento deve ser anual (Fabio Maeda)

Depois de realizar uma grande festa para recepcionar a princesa Mako, em 2018, por ocasião das comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, a cidade de Promissão, no interior paulista, se prepara agora para celebrar outro importante acontecimento. Trata-se da primeira edição do Tooro Nagashi em Comemoração à Era Reiwa – Uma homenagem aos antepassados imigrantes pioneiros – que será realizado no dia 2 de novembro, a partir das 18 horas, no Parque das Águas – conjunto formado pelo Rio dos Patos e a praça do entorno.
A realização é da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão (Acenpro) e da Prefeitura Municipal de Promissão. Tradicional no Japão, o Tooro Nagashi é um ritual de soltura de barquinhos como forma de homenagear os antepassados. O evento acontece ao anoitecer do último dia de Finados (no Japão são 3 dias). Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados. No Japão, o mais famoso Tooro Nagashi é o de Nagasaki. No Brasil, os mais conhecidos são os realizados em Registro, no Vale do Ribeira, e em Mogi das Cruzes, durante o Akimatsuri – Festival de Outono – realizado pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes.

Referência – De acordo com o presidente da Acenpro, Fabio Maeda, o de Promissão também pretende ser uma referência no Noroeste do Estado e deve fazer parte do calendário de atividades da entidade. “Ao longo do ano, temos apenas o Undokai (Gincana Poliesportiva realizada em agosto pela AERP – Associação Esportiva e Recreativa de Promissão, com apoio da Acenpro). “Com a entrada da Era Reiwa, que teve início com a ascensão de Naruhito ao trono do Japão, a ideia é lançar um novo evento aberto ao público”, conta Maeda, lembrando que o Undokai costuma reunir entre 2 e 3 mil pessoas e acontece na Praça Shuhei Uetsuka, a mesma que serviu de palco para a recepção de Sua Alteza Imperial, princesa Mako.
“É também uma forma de divulgar a cultura japonesa”, explica ele, lembrando que o Parque das Águas fica na entrada da cidade.
Segundo Maeda, neste primeiro ano, o objetivo é soltar cerca de mil barquinhos que serão confeccionados pela Legião Mirim de Promissão. O tooro confeccionado pela instituição terá base de isopor com haste de madeira e papel colorido com uma vela dentro.

1º Tooro Nagashi de Promissão será realizado no Rio dos Patos (Fabio Maeda)

Programação – A soltura está previsto para às 19 horas. Fabio Maeda explica que, no final da represa será colocada uma rede para que os barquinhos não alcancem o rio. No dia seguinte, uma equipe fará a coleta. Quem quiser pode adquirir seu tooro antecipadamente, ao preço de R$ 20,00, ligando para o telefone (14) 3541-0386 (falar com Takenobu Okaji). Quem preferir também pode adquirir seu barquinho no dia. “Nos dois casos gravaremos o nome da pessoa falecida para que ela possa ser homenageada”, explica Maeda.
Antes, por volta das 18 horas, a sacerdotisa Tijo Okayama do Templo Budista Honpa Hongwanji de Lins celebrará um culto budista. Está programada a participação de crianças da Acenpro.
Depois do Tooro Nagashi propriamente dito, terá início a programação artística. Estão confirmadas as apresentações da Banda Marcial de Promissão, que coleciona vários títulos, e a Orquestra Sinfônica do Sesi. O matsuri dance deve encerrar o evento.
O público poderá saborear pratos da culinária japonesa, como yakissoba e guioza, entre outros. Para isso, serão montadas seis barracas no local. Segundo Fábio Maeda, a expectativa é atrair um público estimado em cerca de 2 mil pessoas.

Comentários
Loading...