IMIGRAÇÃO JAPONESA: Promissão celebra início da era Reiwa e finaliza comemorações do Centenário e dos 110 Anos

(Aldo Shiguti)

Foi, como se costuma dizer, um encerramento com “chave de ouro”. No caso, o Almoço em Comemoração à Nova Era Reiwa realizado o último dia 23, no sofisticado e luxuoso Grand House, em Promissão (SP), que finalizou as comemorações do Centenário da Colonização Japonesa e os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de Promissão. O evento contou com a presença do prefeito de Promissão, Artur Manoel Nogueira Franco, do presidente do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Renato Ishikawa, de dirigentes de associações – entre eles o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Noroeste – Setor 1B, Takenobu Okaji, o presidente da Associação Cultural de Cafelândia, Nelson Kiyoshi Murae, o presidente da Associação Cultural Agrícola e Esportiva Hirano de Cafelândia, Fabio Yamashita e o presidente da Abjica, Flávio Nakaoka, além de vereadores e secretários municipais, totalizando cerca de 350 convidados.

Prefeito, Fábio Maeda, Tomio e Renato Ishikawa celebram com lideranças nikkeis da região (Aldo Shiguti)

Renato Ishikawa parabenizou o presidente da Associação para as Comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e 100 Anos da Colonização Japonesa em Promissão, Fábio Maeda, pela recepção da primeira visita de um membro da família imperial japonesa representada pela princesa Mako, felicitou o novo imperador pela ascensão ao trono e expressou seus sinceros respeitos ao imperador emérito, “que se dedicou à paz e à prosperidade”.

O presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa (Aldo Shiguti)

“A nova era era tem o significado de bela harmonia, nome inspirado num trecho do poema que narra a chegada da primavera e a mensagem a ser transmitida é que a cultura surge e cresce quando as pessoas unem seus corações”, disse Ishikawa, acrescentando que “dentro deste contexto, esperamos que a nova gestão do Bunkyo trabalhe em harmonia com as associações japonesas de cada região para aprofundar e fortalecer os laços da sociedade nikkei e difundir a cultura japonesa”. E finalizou desejando uma nova era “frutífera, cheia de paz e esperança ao novo imperador”.

Já o prefeito Artur Nogueira disse que era uma satisfação participar das comemorações de encerramento “de tudo que planejamos desde 2017 para comemorar os 110 Anos da Imigração e os 100 Anos da Colonização em Promissão”. Segundo o prefeito, foram vários eventos realizados durante o ano que passou.
Ele lembrou desde as primeiras reuniões, quando foi definida os membros da Comissão Organizadora, até a visita do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi e do embaixador do Japão, Akira Yamada, passando pelo Desfile de 7 de Setembro – que contou com a participação da comunidade nikkei –a apresnetação da Companhia Teatral “Yumesajiki”, o Udon da Confraternização, o Seminário Agrícola, a Missa de Ação de Graças na Igreja do Gonzaga, o plantio das árvores da paz e a comemoração do aniversário da cidade, até culminar com a visita de Sua Alteza Imperial, no dia 22 de julho, na Praça Shuhei Uetsuka, palco das comemorações oficiais, onde a princesa Mako foi recebida por cerca de 7 mil pessoas.

O prefeito Artur Manoel Nogueira Franco (Aldo Shiguti)

Apelo – “E hoje, enfim, iniciamos as comemorações da Reiwa, a nova era. Da mesma forma que os colonizadores contribuíram para a formação da cultura da nossa cidade hoje ressalto, mais uma vez, a importância e a gratidão por toda a contribuição japonesa no nosso município”, destacou Artur Nogueira, que aproveitou para fazer um “apelo” aos jovens nikkeis.
“Da mesma forma que os mais antigos contribuíram e colaboraram para o desenvolvimento de Promissão, do Estado de São Paulo e do nosso país e da mesma forma que no Japão se inicia uma nova era, que na nossa cidade também se inicie uma nova era de contribuição e de trabalho e que vocês realmente possam fazer a diferença no nosso município”, conclamou o prefeito.
Em entrevista ao Jornal Nippak, Artur Nogueira fez questão de confirmar o que disse em seu discurso diante da princesa Mako, no dia 22 de julho. Na ocasião, o pefeito destacou que, no início de sua gestão, “disse para algumas pessoas que estavam reunidas na Prefeitura Municipal de Promissão, que com certeza este seria o evento mais importante da minha administração”. “Sem dúvida, foi um marco na minha administração e um marco também para a cidade de Promissão. Tanto os eventos que antecederam a comemoração como a própria visita da princesa, a visita de um membro da família imperial naquela oportunidade aqui em Proimissão, com certeza marcou meu governo e marcou a história de Promissão. Acredito que ficará para sempre na memória dos moradores da cidade de Promissão bem como a contribuição que foi dada pelos imigrantes”, afirmou o prefeito, acrescentando que “a gente tem que estar sempre comemorando e rememorando isso”, reafirmou o prefeito.

Exatamente igual – Sobre a participação dos jovens, o prefeito voltou a afirmar a importância da participação das novas gerações. “Temos que lembrar toda a contribuição que foi dada, mas temos que passar essa responsabilidade para os jovens para que eles possam continuar contribuindo tanto para a nossa cidade como para o nosso país”, destacou.

Fábio Maeda (Aldo Shiguti)

Para Fábio Maeda, todo esforço foi recompesado. Indagado pela reportagem do Jornal Nippak se faria algo diferente, o presidente dos festejos disse que faria tudo exatamente como foi feito. “Tivemos a resposta nesse almoço, com a participação dos associados dois clubes”, disse, referindo-se à Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Promissão e à Associação Cultural Esportiva Nikkei de Promissão.
Em seui discurso, Fábio Maeda disse que 2018 foi um ano especial para a comunidade de Promissão. “Comemoramos duas importantes datas: os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 100 Anos da Colonização Japonesa em Promissão. Realizamos diversos eventos ao longo do ano, mas, sem dúvida, o ponto alto de nossas festividades foi a recepção de sua Alteza Imperial, a princesa Mako em Promissão”, lembrou Maeda, acrescentando que, para que o sonho pudesse se tornar realidade “trabalhamos juntos, e tenho certeza de que deixamos boas recordações da Região Noroeste do Estado de São Paulo na memória da princesa Mako”.

Participantes do Almoço em Comemoração à Nova Era (Aldo Shiguti)

Para ele, após a recepção da princesa Mako, “notamos que um novo ânimo da comunidade nikkei”. Os jovens de todos os lugares estão se empenhando e o fluxo dos mesmo vem aumentando nos eventos”, afirmou Maeda, que ao Jornal Nippak disse que a transição deve ser feita de forma gradual. “O importante é trabalharmos juntos, unindo a experiência dos idosos e a ousadia dos jovens”.

Legado – Para ele, aliás, a mescla de gerações é o principal legado deixado pelas comemorações. Prova disso, foi o enceramento oficial das comemorações do Centenário da Colonização Japonesa na cidade de Promissão. “Prestamos homenagem aos idosos com idade superior a 80 anos, e celebramos a nova era Reiwa. Passado e futuro em um mesmo evento, duas gerações trabalhando juntas na realização do evento. Esse é o principal legado que deixamos das comemorações do Centenário da Colonização Japonesa em Promissão”, pontuou Fábio Maeda.

A cantora japonesa Mariko Nakahira foi uma das atrações (Aldo Shiguti)

No final, após o brinde comandado por Takenobu Okaji, o público foi presenteado com apresentações artísticas dos jovens do Templo Honpa Hongwanji, da pequena Kaori Yokota e da cantora internacional Mariko Nakahira.

Relação de homenageados 80 anos

Parte dos homenageados com idade superior a 80 anos (Aldo Shiguti)

Akiji Morihisa, Antonio Sato, Eiko Kikuda Sato, Eiko Kobayase, Fumiko Nozu Karia, Fumiko Okida, Haruke Nishioka, Hatsumi Nakamura Oda (in memoriam), Hazime Kobayashi, Hideo Yamamoto, Himeko Takemoto, Hisao Komi, Hissako Komi, Issamu Hino, Issamu Karia, Itsuko Kazaoka, Julio Yassunaga, Kamiko Higuti, Kazusuke Kotake, Kenzo Teshima, Kimiko Yamamoto, Kiyoko Fujie, Kiyoko Igarashi, Kiyoko Monzen, Kiyoko Saimaru Yasunaga, Kiyomi Dote, Luiz Yasunaga, Lyria Igay Sato, Maria Morihisa, Mario Yamashita, Masayuki Utiyama, Massako Hino, Mie Nakamura, Mitiko Nishioka, Mitiru Iwata, Mitsuko Okida, Natal Real, Sachiko Dói Iwata, Shigueko Yamamoto, Shizuko Shimizu, Soiko Isobe (in memoriam), Tadakuni Yassunaga, Taeko Utiyama, Taneo Dói, Tereza Hirata, Tomio Okida, Torie Shirozaki, Toshiko Hirami Maeda, Toshiko Maeda, Toshio Okida, Toyoko Furushima, Tsukiko Catarina Sato, Tsukiyo Miyazaki, Vicente Sussumu Matsuda, Yoshie Madalena Hirata, Yoshie Okuda, Yoshiko Okida e Yoshimi Konomi.

Comentários
Loading...