Primeira edição do Revitaliba Mogi supera expectativas e mobiliza mais de 300 pessoas; cônsul destaca parceria

(Alberto Shizuo Kawahara)

Realizada no dia 31 de agosto, a primeira edição do Revitaliba Mogi superou as expectativas e registrou a presença de 330 voluntários, entre crianças e adultos, que atuaram na limpeza e conservação do Largo do Rosário (Praça da Marisa), praças dos Imigrantes, da Matriz, Oswaldo Cruz, do Carmo, 1º de Setembro, da Bandeira, do Shangai e Otaviano Malta Moreira.
Foram recolhidos itens como folhagens, papéis e restos de cigarros durante a ação realizada pelo Bunkyo de Mogi das Cruzes, em conjunto com a JCI – Brasil – Japão e o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
A iniciativa, que partiu de uma solicitação do órgão japonês ao Bunkyo de Mogi das Cruzes, teve como objetivo estimular a cidadania e a participação dos moradores da cidade na conservação de espaços comuns, como as praças, ao proporcionar um ambiente limpo, que transmita a ideia de positividade e bem-estar social aos moradores, comerciantes e visitantes.

Ação teve como objetivo estimular a cidadania (Alberto Shizuo Kawahara)

Cônsul – “Sabemos que Mogi é uma cidade limpa, mas nossa intenção foi promover sentimentos de pertencimento e responsabilidade na população. Mostrar que o espaço público é de todos nós. Afinal, quem cuida não suja”, explica Frank Tuda, presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.
Ele também revela que, devido à grande adesão e ao sucesso do evento, uma nova edição do Revitaliba Mogi já está sendo preparada para o próximo ano.
Em entrevista ao Jornal Nippak, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, disse que “apreciou muito a iniciativa da JCI Brasil-Japão de continuar a ação do Revbitaliba”. “Nos dois primeiros anos o mutirão foi realizado no bairro da Liberdade e no terceiro ano, pela primeira vez, em Mogi das Cruzes. Desta maneira, está se divulgando esta tradição japonesa da limpeza para mais pessoas”, destacou o cônsul, acrescentando que também considerou “muito significativo” promover a ação em Mogi, uma cidade com fortes laços japoneses e que em 2019 comemora 100 Anos de Imigração. “Espero que, através do Revitaliba, esta tradição japonesa da limpeza também se propague na sociedade brasileira assim como se propagaram diversos outros costumes e traições”, explicou o cônsul ao Jornal Nippak.

A primeira edição do Revitaliba Mogi reuniu cerca de 330 voluntários (Alberto Shizuo Kawahara)

Cartilha – Além de recolher papéis, entulhos e folhagens, uma das equipes do Revitaliba foi especialmente designada para distribuir uma cartilha de boas práticas à população. Dicas de como embalar corretamente restos de comida, objetos, assim como outros dejetos, e a importância de deixar sacos de lixo longe do alcance de animais são alguns dos tópicos abordados no material impresso entregue gratuitamente à população.
O evento contou com a participação de moradores do município, membros do Bunkyo e, também, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.
(Aldo Shiguti, com informações do Bunkyo de Mogi)

Comentários
Loading...