Presidente da Associação de Ikebana do Brasil, Erisson Thompson lança ‘A Poética da Ikebana’ no próximo dia 9

Erisson Thompson de Lima Jr.: “Livro de arte” (Aldo Shiguti)

Acontece no próximo dia 9 (segunda-feira), a partir das 19 horas, na Joh Mabe – Espaço & Cultura, no Jardim Paulista, o lançamento do livro “A Potética da Ikebana”, do presidente da Associação de Ikebana do Brasil e vice-presidente do Centro de Chado Urasenke do Brasil, Erisson Thompson de Lima Júnior. Na ocasião, haverá exposição de ikebanas feitos pelo autor.
“A Poética da Ikebana” não é mais um livro sobre a arte de arranjo floral, que tem entre suas principais obras “Ikebana Ikenobo – o Caminho Das Flores” de Emília Tanaka, e “Ikebana”, de Hilda Tagusagawa, entre outros.
“A ideia era fazer um livro de arte sob o ponto de vista de um crítico de artes”, explica Thompson, que consultou então Enock Sacramento, membro das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte e que em seu currículo contabiliza participações em aproximadamente 180 júris de salões de arte.

Desafio – Sacramento, que curou mais de 200 exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, prefaciou cerca de 200 catálogos de exposições, publicou numerosos artigos na imprensa e 33 livros sobre arte e artistas brasileiros, explica Thompson, é considerado um dos principais críticos de arte.
E o desafio, afirma, foi justamente esse. Primeiro, se ele aceitaria participar do projeto, que conta ainda com curadoria de Ely Iutaka e fotografias de Celso Yamachita. “Ou seja, submeter as fotografias para que o crítico desse seu parecer do ponto de vista de uma obra de arte, independente de estilo ou escola “, explica Thompson, acrescentando que as fotografias, cerca de 100 – o livro tem 144 páginas – foram avaliadas como se fossem pinturas.

Livro será lançado na próxima segunda (9)

Sonho – Para ele, o lançamento de A Poética da Ikebana é a realização de um sonho. Nâo à toa, até o dia foi escolhido minuciosamente – dia 9 de setembro é quando os japoneses comemoram o Dia do Crisântemo.
Com 42 anos dedicados à ikebana, Thompson conta que estava “guardando” as fotos há cerca de 15 anos – outras são recentes. Nascido em Recife mas criado no Rio de Janeiro, Thompson iniciou na arte da ikebana há 42 anos, quando ainda via o sashimi com desconfiança. Em 1979 foi estudar língua japonesa e conheceu a ikebana e a cerimônia do chá. Em 1981 retornou como professor.
Venceu desafios e superou barreiras. Em 2012, por exemplo, foi eleito presidente da Associação de Ikebana do Birasil, tornando-se o primeiro homem e o primeiro não descendente de japoneses a comandar a entidade, que dirige até os dias de hoje.
No dia, o livro estará sendo vendido a R$ 120,00.

Exposição E Lançamento Do Livro A Poética Da Ikebana
Quando: Dia 9 de setembro, às 19 horas
Onde: Joh Mabe – Espaço Arte & Cultura (Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4225)
Informações pelo Telefone: 11/3885-7140

Comentários
Loading...