Pirarara

Phractocephalus hemioliopterus
Família: Pimelodidae, de peixes siluriformes desprovidos de escamas.
Características: Corpo curto e grosso com enorme cabeça dotada de forte cobertura óssea que vai até o início da nadadeira dorsal e barbilhões sensoriais característicos da família. Talvez seja o mais colorido dos silurídeos e sua coloração varia do castanho esverdeado no dorso até a linha lateral, flancos amarelos esmaecidos e ventre esbranquiçado. Nadadeiras dorsal e caudal alaranjadas tendendo ao vermelho.
Pode atingir 1,5m de comprimento e pesar mais de 50 kg.
Ocorrência: bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, onde vivem na confluência e nos poços dos rios abaixo das corredeiras protegidos pelas árvores e troncos ali deixados pela correnteza, alimentando-se de peixes, frutos e crustáceos.
Equipamento: varas pesadas, linhas 40 a 80Lb e anzóis 8/0 a 14/0.
Iscas: peixes inteiros ou em pedaços (traíras, piaus e piranhas).
Dicas: é indicado utilizar equipamento reforçado e estar atento, pois ao se sentir preso, a pirarara nada com toda sua força em direção das estruturas, como árvores, troncos submersos, pedras existentes no local, dificultando sua captura. A opção para estes grandes peixes de couro é usar o anzol circular, e isto requer procedimento diferenciado para fisgar, ou seja, deixar o peixe carregar a isca na boca por algum tempo, levantar a ponta da vara e travar a carretilha, isto faz o anzol se deslocar e encaixar no canto (canivete) da boca do peixe. Depois disso é ter braço e torcer para o equipamento aguentar as corridas e trancos do bicho!
Fonte: Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora
Ótima pescarias!!!

Apoio:

JF Sun Polarizados www.jfsun.com.br

Guss Produções www.gussproducoes.com.br

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Massas e Produtos Petersen www.petersen.com.br

Deconto Iscas Artificiais www.morodeconto.com.br

Moro Fishing www.morofishing.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br

Comentários
Loading...