Perigos no verão!

Junto com as chuvas, a proliferação de mosquitos é alta e os casos de dengue, febre amarela, zica e chikunguya podem aumentar significativamente.


O Aedes aegypti é o mosquito transmissor das doenças citadas no subtítulo, menor que os mosquitos comuns, é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. O macho, como acontece em várias outras espécies, alimenta-se de néctar e seiva das plantas, enquanto a fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos, que são depositados sempre próximos a superfícies de água, e distribuída em vários pontos, como estratégia para garantir a preservação da espécie.
Mesmo sem água, os ovos não morrem, suportam em torno de 8 meses de seca, e eclodirão tão logo as condições de umidade e temperatura (dias quentes e chuvosos), voltem a ser favoráveis.
É um mosquito urbano com ciclo de vida em torno de 45 dias, próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas. Em geral, picam os pés, tornozelos e as pernas porque voam baixo. Embora ataquem mais de manhãzinha e ao entardecer, não se pode descuidar durante a noite. Não gosta de calor, e por isso, nos horários mais quentes do dia, procura se esconder à sombra ou dentro de casas.
Nesta estação do ano, por causa das chuvas torrenciais, o risco é alto de aumento do número destes insetos, assim é preciso tomar alguns cuidados para evitar a proliferação. Para o combate você pode fazer uso dos multi-inseticidas, encontrados à venda na maioria dos estabelecimentos. Estudos mostram que não se tem o mesmo nível de eficiência para todos os insetos, então é adquirir o indicado para o que quer eliminar. Ao aplicar, não esquecer paredes, cantos e esconderijos dos mosquitos.
Se forem repelentes elétricos, escolher os de longa duração, para ficarem ligados também durante o dia – e lembrar de deixar as janelas abertas para ventilar a casa. Observar as instruções dos fabricantes no caso de ter animais dentro de casa (cão, gato, pássaros, peixes).
Sempre que estiver em local aberto, praças ou próximo a matas, rios ou cursos dágua, aplicar repelente na pele exposta e renovar conforme as indicações do fabricante.
Peles sensíveis, recomenda-se moderação no uso e asmáticos devem evitá-los. Se sentir irritação nos olhos ou na pele, suspenda a aplicação e lave imediatamente as zonas afetadas com água e sabão em abundância.
Para aplicar no rosto, coloque uma pequena porção na mão e só então espalhar na pele, evitando olhos e a boca. Posteriormente lavar bem mãos.
Não usar repelente em bebês, e nas crianças não aplicar nas mãos (elas podem levar aos olhos ou à boca). Atenção: há repelentes específicos para o uso em crianças.
O repelente ajuda a evitar a picada, já que afasta o mosquito mas é uma solução temporária, pois tem ação de apenas algumas horas, sendo que o mosquito permanece vivo. A melhor forma de evitar as doenças é por meio da eliminação do Aedes aegypti, atuando diretamente nos focos onde o mesmo nasce e onde se desenvolvem as larvas.
Como só temos atualmente, vacinas para febre amarela, previna-se:
-usar tela anti-mosquito nas janelas e portas e mosquiteiros nos berços
-retirar ou tampar todos os objetos que podem acumular água e se transformar em criadouros de mosquito
– limpar as calhas, removendo as folhas, galhos e outros objetos que possam impedir a passagem da água
– não deixar acumular água da chuva sobre a laje
– lavar semanalmente tanques utilizados para armazenar água com escova e sabão
– encher os pratinhos dos vasos com areia
– lavar regularmente vasos com plantas aquáticas, usando escova e sabão
– guardar as garrafas vazias de cabeça para baixo
– entregar os pneus velhos no serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água e abrigados da chuva
– colocar o lixo em sacos fechados e fechar bem a lixeira
– eliminar focos de água parada
– manter fechadas cisternas, caixas d’água, tambores e barris
– desinfetar e lavar ralos externos e internos pouco usados
– não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos
– manter subsolos e garagens sempre secos
Caso surjam casos das doenças em pessoas próximas, aumente as ações preventivas. Se perceber sintomas das doenças, procure imediatamente atendimento médico no posto de saúde.
Mantenha sua vacinação em dia!!!

Fonte: www.portalms.saude.gov.br

 

Apoio:

Caiaque Lontras www.caiaquelontras.com.br

Guss Produções www.youtube.com/user/dguss1975

Maré Iscas www.mareiscas.com.br

Moro e Deconto www.morodeconto.com.br

Mustad www.mustad.com.br

Piscicultura Chang www.pisciculturachang.com.br


Maria Pesca – Tudo em produtos para pesca

Para você, lojista ou consumidor que procura o melhor em produtos para pesca! Desde iscas, massas, cadeiras para barcos, banquetas, bolsas térmicas, roupas, até molinetes, carretilhas, varas chumbadas, redes, maletas de pesca, bolsas, mochilas e etc. Produtos diversificados para oferecer o conforto e segurança que precisa para suas pescarias. Lojistas tem preço especiais, veja sua necessidade e converse com a maior fabricante no sul do país de produtos dirigidos a pesca e pet shop, Maria Narcizo Ind. e Com. de Pesca e Pet Shop Ltda., localizado na BR 476 Km 223, nº 5701 – Bairro Mallon (saída para Curitiba) União da Vitória/PR Cep 84600-000 Contato: (42)3519-1045/3524 4524 whatsapp:(42)98432-2083/ 99953-6460/ 98827-2351 email: mariapescaepet@gmail.com

 

 

 


 

Bobbin para unir multifilamento com mono

Quem pesca com multifilamento e precisa montar o líder em monofilamento ou fluorocarbon sabe a dificuldade de unir as duas linhas. Isto pode ser facilmente resolvido com este bobbin, fabricado em São Paulo/SP que você encontra nas melhores lojas de pesca em todo o país! Se na sua região não tem este aparelho, peça ao lojista para contatar o fabricante Masaru. Informações nos fones (11)3209 7378 cel e whatsapp(11)95338 1475. Rua Galvão Bueno, 395 – Liberdade – São Paulo/SP


Psicultura Chang

Você que gosta de aeromodelismo, aquarismo, pesca, e precisa de acessórios ou artigos para incrementar o seu hobby, visite o site www.pisciculturachang.com.br. O local indicado para encontrar o que precisa. Iscas, acessórios e tralha para sua pescaria. Bombas, plantas, ração e tudo o mais para o seu aquário. Em breve, tudo para aeromodelismo. Para você que é lojista, condições especiais. Qualidade, confiança e preço. Informações no fone (11) 3375 7265 email: contato@pisciculturachang.com.br


Lançamento Camarão articulado – Maré Iscas

 

 

 

 

Lançamento camarão NINJA!!! Com as pernas emborrachadas em LARANJA FLUORESCENTE, atraindo ainda mais a atenção do predador! Disponível em 13 opções de cores. Em breve nas lojas parceiras. E tem o tradicional camarão mega ovado articulado com as seguintes características: não derrete ao sol, flexível e imitando muitas ovas. Idealizado para capturas de peixes em água salgada, salobra (mangues) ou água doce como: robalo, corvina, pampo, xaréu, badejo, olho de cão, garoupa, guaivira, peixe-galo, dourado, pescada, linguado, pirauna, caranha, cioba, xerelete, tarpon, ubarana, tucunaré e outros. Em 29 cores diferentes e 3 tamanhos. Informações no site www.mareiscas.com.br e www.facebook.com/iscas.mare


Guss Produções

Empresa especializada em gravar e editar audiovisuais dos mais variados ramos: pesca esportiva, institucionais para empresas, eventos, shows musicais etc. Produz conteúdo e em suas filmagens, trabalha com drones. Perfeito para montar o seu Portfolio Digital de Produtos. Seu vídeo editado e finalizado com qualidade, por profissionais qualificados. Divulgue a sua marca!
Mais informações www.youtube.com/user/dguss1975 Contato no email daniel@gussproducoes.com.br e www.facebook.com/gussproducoes – fone 11-3681-4848 Rua Paulo Emydio Pereira, 94 – Bela Vista – Osasco – SP.

 

Comentários
Loading...