Parceria de Adriana Sanchez com Begin rende versão em japonês de ‘Baião’

Adriana Sanchez com músicos da banda okinawana Begin em 2015 (divulgação)

Quem assistiu as apresentações da Banda Begin em 2013, no Anhembi, em São Paulo, deve se lembrar que os músicos okinawanos receberam no palco convidados brasileiros, entre eles os músicos do Bandolim Elétrico, Osvaldinho da Cuíca, Luizinho 7 Cordas e a cantora, sanfoneira e pianista Adriana Sanchez. Na oportunidade, o trio japonês se apresentou também em Londrina (PR). “Tocamos a música ‘Churrasco’, cantamos ‘Trem das Onze’ e gravamos um DVD”, recorda Adriana, referindo-se a Eisho Higa, Masaru Shimabukuro e Hitoshi Uechi, que vieram ao Brasil em três ocasiões.
A terceira e última, em 2015, rendeu uma parceria inusitada com a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Em comemoração aos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o trio gravou ‘Evidências’, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e que estourou com Chitãozinho e Xororó. Foi nessa ocasião que os músicos japoneses entraram em estúdio para gravar ‘Baião’, de Luiz Gonzaga. “Eles já conheciam a letra e ficaram muito empolgados com o projeto que vinha desenvolvendo desde 2014 batizado de ‘Salve Lua – Tributo a Luiz Gonzaga’”, conta Adriana, lembrando qyue a gravação consumiu cerca de seis horas. “Eles fizeram a tradução na hora e a criação foi no estúdio mesmo”, diz Adriana, acrescentando que se tratam de músicos “de muita sensibilidade e também muito curiosos”.
“Eles gostaram muito”, afirma a sanfoneira, destacando que a gravação está disponível desde 25 de outubro nas plataformas digitais Spotify, Apple Music, Itunes e Deezer.
Na gravação, que virou um bônus do Salve Lua – na gravação sem os músicos a entrada é feita com violão enquanto que com os músicos japoneses é feita com sanshin e sanfona – o vocalista Eisho Higa canta trechos da música em japonês. “Como se trata de tradução, o trâmite é demorado, precisa da aprovação da gravadora e a família tem que aprovar”, explica Adriana.
Segundo a artista, a música okinawana é muito parecida com a brasileira. “Tanto na musicalidade como na alegria”, diz a brasileira, revelando que o trio japonês também ficou empolgado com o trabalho do Barbatuques, grupo brasileiro que faz percussão com o corpo.

Show – Quem ficou curioso para conferir o resultado pode dar um pulinho no próximo dia 26, no Teatro Liberdade, em São Paulo, quando Adriana Sanchez apresentará um espetáculo inédito. Marcado por diferentes estilos, o repertório contempla clássicos caipiras que a cantora interpreta com a Barra da Saia (banda feminina que lidera desde 1998), releituras que fazem parte do projeto “Salve Lua – Tributo a Luiz Gonzaga” e composições próprias.
Ah, é claro, não poderia faltar ‘Baião’, mas desta vez com a participação especial da cantora Karen Ito. O show conta com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Carreira – Com uma carreira nacionalmente consolidada, Adriana Sanchez é reconhecida como uma das sanfoneiras mais expressivas da atualidade. Seu currículo traz trabalhos com o renomado Itamar Assumpção e a banda Orquídeas do Brasil; participação no processo de criação da premiadíssima Trilogia Bicho de Sete Cabeças, além de uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Regional com a Barra da Saia, entre outros destaques.
Sempre com novidades, ela dá início em 2019 a mais uma fase da carreira, divulgando agora o seu talento como compositora. Seus singles autorais já divulgados são: “Deixa eu te Namorar”, “Seu Retrato” (ambos em parceria com Alexandre Lemos) e “Morrendo de Saudade” que assina com Bosco Fonseca.

Data: 26 de novembro (terça-feira)
Local: Teatro Liberdade By Infinitus
Endereço: Rua São Joaquim 129 – Liberdade – São Paulo/SP
Horário: 21h
Abertura dos portões: 20h
Classificação etária: Livre
Ingressos: a partir de R$60,00. Leitores dos jornais Nippak e Nikkey Shimbun pagam meia entrada
Acessibilidade em Libras

Informações no site:
http://www.eventim.com.br
Ingressos limitados.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO
Teatro Liberdade By Infinitus
Endereço:
Rua São Joaquim 129 – Liberdade – São Paulo/SP
Segundas apenas em dias de eventos | De terça à Sábado das 13h às 21h | Domingos e Feriados das 12h às 20h

Comentários
Loading...