Organizado pelo grupo RYO Kochi Yosakoi, Kochi no Okyaku recebe 300 pessoas

(Nikkey Shimbun)
(Nikkey Shimbun)

O grupo de jovens da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, liderado por Camila Kawakami, promoveu no dia 10 de fevereiro, a segunda edição do Kochi no Okyaku, realizado na própria sede da associação, no bairro de Pinheiros em São Paulo.

Público, de cerca de 300 pessoas, teve oportunidade de saborear pratos típicos de Kochi (Nikkey Shimbun)
Público, de cerca de 300 pessoas, teve oportunidade de saborear pratos típicos de Kochi (Nikkey Shimbun)

A palavra okyaku, no dialeto da província de Kochi, significa festejar, reunir pessoas para comer, beber, conversar e dançar no mesmo espaço. Participando desse ambiente de festividade, o público de aproximadamente 300 pessoas teve a oportunidade de degustar o katsuo no tataki, prato típico de Kochi preparado com cebolinha, molho especial e fatias do peixe Bonito grelhadas por fora e cruas por dentro. Além da culinária, outros aspectos típicos da cultura da província também foram mostrados no evento, destacando-se a apresentação da dança yosakoi com a música Yosakoi Naruko Odori e o campeonato de hashiken, jogo de adivinhação que usa hashis e bebidas para integrar os participantes.
O evento teve como objetivo arrecadar recursos financeiros para que os jovens do grupo de dança RYO Kochi Yosakoi participem em 2020 do maior festival de yosakoi do mundo realizado anualmente em Kochi.
Camila Kawakami, 27 anos, terceira geração de descendentes de japoneses no Brasil, é a fundadora e líder do grupo. Conheceu o yosakoi em 2015, ano em que esteve em Kochi como estagiária de publicidade em uma empresa participante do programa de bolsas de estudo oferecidas pelo governo da província aos seus descendentes. Encantada com o naruko (instrumento de madeira utilizado na dança) e com a beleza e a energia dos movimentos que aproximam os dançarinos do público, retornou ao Brasil com o desejo de criar um grupo de yosakoi dentro da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil.
Em reconhecimento às atividades desenvolvidas, em 2018, o governador de Kochi nomeou Camila Kawakami como Embaixadora do Yosakoi no Brasil, atribuindo-lhe a missão de divulgar o estilo de dança no país e na América Latina.

Conhecendo um pouco mais a cultura de Kochi (Nikkey Shimbun)
Conhecendo um pouco mais a cultura de Kochi (Nikkey Shimbun)

O RYO Kochi Yosakoi é atualmente formado por 15 integrantes e é o único grupo brasileiro a dançar o estilo yosakoi – dança originada em 1954 na província de Kochi, a partir da qual surgiram outros estilos como o yosakoi soran de Hokkaido. A sua participação no festival de yosakoi em 2020 envolverá o pagamento de diversas despesas, incluindo, passagens aéreas, estadia, roupas e o aluguel do jikatasha, caminhão semelhante a um trio elétrico, adaptado com equipamentos de som, luz e espaço para levar cantores na parte de cima do veículo. Diante dos altos custos, o grupo pretende obter patrocínio junto às empresas interessadas em contribuir com este projeto de difusão da cultura japonesa, bem como estabelecer parcerias com outros grupos de yosakoi da América Latina para reduzir gastos.
O grupo tem total apoio da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil, sendo certo que muitos associados também participaram da organização das duas edições do Kochi no Okyaku (a primeira foi realizada em 2018).

Público participou de diversas atividades (Nikkey Shimbun)
Público participou de diversas atividades (Nikkey Shimbun)

Gratidão – “Estou verdadeiramente feliz em poder sentir a cultura local, meu desejo é cooperar com eles”, disse Arnaldo Katayama, presidente da Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil. Ele enfatizou a sua gratidão aos jovens da associação e ressaltou a importância do evento Kochi no Okyaku para a difusão da cultura típica de província e atração de novas pessoas que poderão dar continuidade às atividades da entidade.
Em agosto deste ano, no Parque da Água Branca, na cidade de São Paulo, a Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil realizará mais uma edição do Tosa Matsuri ou também conhecido em português como Festival de Kochi (Tosa era o antigo nome dado à província). O evento recebe um público de mais de 30 mil pessoas e contará mais uma vez com a ilustre presença do grupo de jovens do RYO Kochi Yosakoi.

Comentários
Loading...