O coração japonês (Kokoro)

*Guilherme Seigo Matsumoto

Kokoro é uma palavra simples do idioma japonês que quer dizer coração. No entanto, seu significado é transcendental, atingindo outros patamares como o da mente e o espírito.
No ideograma japonês, a palavra ainda serve de radical para forma outras palavras, assim como, é possível ser interpretada de diversas formas.
Neste artigo falaremos do profundo significado do coração japonês ou kokoro, e como ele tem influência na espiritualidade e no modo de vida das pessoas. Kokoro – A profundidade da alma humana Ao contrário do que se pensa, nem sempre os sentimentos e sensações humanas tiveram suas origens ligadas ao cérebro, por muito tempo acreditou-se que eles estavam ligados ao coração. Assim, os chineses, em sua cultura milenar, criaram o ideograma que daria a origem à palavra do coração japonês.
Na cultura japonesa o coração não é apenas um órgão humano, e apesar de entender que as ligações e conexões se realizam através do cérebro, é no coração que estão ligados os conceitos de mente, espírito e alma.
Estes elementos são indivisíveis dentro da palavra, assim, quando tentamos traduzir kokoro, fazemos divisões dentro da palavra que simplesmente não existem.
Muitos escritores, artistas, místicos e cientistas fazem um estudo da palavra coração japonês, pois para esta cultura, entender sobre a alma, a mente e o amor é uma obrigação de todos.
Assim, não é incomum que haja uma cobrança relacionada ao significado da palavra e sua profundidade espiritual.
Franscisco Handa afirma que “Seria um grande desafio como filmar o coração dos japoneses, mais precisamente o kokoro, da maneira conhecida por eles. Enquanto coração à maneira ocidental tem a ver com sentimentos de piedade, complacência, de romantismo, ou ainda um sentimentalismo exagerado, para os japoneses é a subjetividade mais profunda ancorada em valores culturais, morais, de dever e obrigações em relação ao grupo”.
Existem outras palavras japonesas que remetem à mente, espírito e alma, no entanto, kokoro faz uma referência a todos eles em uma única expressão. Entendendo o significado do coração japonês para dentro de nossas vidas O significado profundo do coração japonês permite que reflitamos sobre nossas vidas, sentimentos e ações. Por exemplo, se alguém diz que o seu “kokoro está sujo”, quer dizer que você poder ser uma pessoa egoísta, ou ter pensamentos impuros que refletem em suas ações do dia-a-dia.
Assim, se seu coração dança, é sinal de que você está alegre e animado. É quando seu coração muda que você pode mudar.
(continua)

*Guilherme Seigo Matsumoto é formado em administração e comércio exterior pela universidade Mackenzie. Trabalha como Coordenador de Marketing e Processos e é vice-presidente da Comissão de Jovens do Bunkyo.
E-mail: guilhermeseigo@outlook.com

Comentários
Loading...