Nipo de Campinas realiza ‘Jantar de Cultura Japonesa – O Retorno’ neste sábado

Akira Komiyama, Tadayoshi Hanada e Augusto Marcelino - arquivo pessoal
Akira Komiyama, Tadayoshi Hanada e Augusto Marcelino – arquivo pessoal

Em prol do intercâmbio das cidades-irmãs Campinas-Gifu, no próximo sábado (27), às 19 horas, será realizado o “Jantar de Cultura Japonesa – O Retorno”, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas (à Rua Camargo Paes, 118, Jardim Guanabara). O convite, que custa R$ 30,00 antecipado e no dia R$ 40,00, dá direito a um yakisoba, tradicional prato da culinária japonesa. Trata-se de uma oportunidade de conhecer as atividades do Nipo através das apresentações artísticas organizadas pelos jovens do Nipo Campinas, como taikô, yosakoi soran, dança de salão, Odori, karaokê e artes marciais.
Guilherme Augusto Marcelino, responsável pelos jovens do Juniakai do Nipo de Campinas, é um dos coordenadores do evento e também muito participativo em toda a programação do Instituto. “As apresentações terão um formato de show, com jantar. Até o prato servido será o yakisoba, que é bem cultural e tradicional” disse Guilherme Augusto, mostrando-se muito animado com a movimentação.
“Os relatos de amigos e diretores são animadores. Através dos eventos realizados anteriormente, a comunidade conheceu pela primeira vez o que o Nipo tem para oferecer culturalmente. Com isso movimenta os jovens na organização, garantindo que tudo funcione como planejado, completa. “ Será um retorno do Jantar cultural e uma maneira de divulgar e presevar a cultura milenar japonesa”.

Intercâmbio – Uma comitiva formada por 20 jovens entre 14 e 26 anos e mais 5 adultos, entre eles Akira Komiyama (presidente do Nipo Campinas), Tadayoshi Hanada (presidente de Honra do Nipo) e a Relações Internacionais Mina Matino, irão viajar para o Japão no dia 3 de julho com retorno dia 24, para fazer um intercâmbio social, cultural e esportivo com a cidade irmã, Gifu (Japão). Esse intercãmbio faz parte do “Memorando de Entendimento” firmado entre as prefeituras das duas cidades.
O convite foi feito pelo prefeito de Gifu Massanao Shibahashi no ano passado, quando esteve aqui em Campinas na comemoração do “Sino da Paz” realizado no Paço Municipal de Campinas, com a presença de Jonas Donizetti, prefeito de Campinas, Akira Komiyama, presidente do Nipo Campinas e o presidente de Honra do Nipo Tadayoshi Hanada. Esta viagem oficial faz parte das comemorações dos 130 anos da emancipação da cidade de Gifu, local onde a comitiva participará de várias atividades que ocorrerão entre os dias 12 e 15 de julho, que inclui também visitas às escolas locais.
No roteiro alguns lugares já estão definidos, como uma escola brasileira em Ibaraki, em Tóquo (Japão moderno), em Kyoto (Japão antigo) além de uma universidade japonesa. No roteiro inclui também uma visita a Biblioteca Media Cosmos onde os jovens farão algumas apresentações artísticas além de intercâmbio com os jovens esportistas de Gifu.
Mais informações na secretaria ou pelos telefonse: 19/3241-1213 ou 19/ 98319-9493.
(Marcos Volpato e Célia Kataoka)

Comentários
Loading...